sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RELATO DAS ATIVIDADES DA MMM-RS

RELATO DAS ATIVIDADES DA MMM-RS
DURANTE O MÊS DE JANEIRO 2009.


Fronteira Noroeste e Missões

realizamos um encontro regional (Missões e Fronteira Noroeste) da Marcha, que abrangeu vários movimentos de mulheres para programar algumas ações da Marcha para o ano de 2009 a nível regional e local (municípios).
Segue, abaixo os encaminhamentos assumidos na região:
1. Ações a nível Regional:
· Lançamento da Campanha contra a violência contra a mulher do campo: em Santa Rosa-RS em março ou abril de 2009;
· Encaminhamento de Documento para os Poderes Executivo e Legislativo da Região sobre a pauta da MMM a ser transformada em políticas públicas (fevereiro e março de 2009), englobando as seguintes pautas:
a) Aderir ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres;
b) Desenvolver programa de alfabetização e educação de jovens e adultos (a maioria das pessoas analfabetas são mulheres, muitas delas em situação de risco social);
c) Proporcionar que todas as mulheres tenham acesso à documentação básica;
d) Ofertar serviços públicos de creches com berçário para as mães que trabalham;
e) Criar uma rede municipal de enfrentamento à violência doméstica, discutindo a criação de uma rede regional junto a Associação dos Municípios;
f) Criar e/ou ativar a Coordenadoria/Diretoria da Mulher nos Municípios;
g) Criação do Conselho Municipal da Mulher;
h) Criar um plano municipal de políticas públicas para as mulheres;
i) Ampliação de Programas de Saúde da Mulher.
- Apresentação da MMM e entrega do Documento da MMM em reunião das Associações dos Municípios das duas regiões;
- Nas Prefeituras estratégicas, fazer uma visita aos (as) Prefeitos (as). Articular com os movimentos de mulheres locais e, noticiar o fato na imprensa;
· Grande evento regionalizado da MMM para 2009: na Feira da Economia Popular e Solidária e da Agroecologia que acontecerá (a confirmar) em agosto do corrente ano;
· Participação da Mostra da Arte Missioneira em São Luiz Gonzaga em junho;
· Em 2009 criar um Fórum de apoio da MMM composto por entidades, Poderes Legislativo e Executivo (debater melhor no próximo encontro);
· Nota de solidariedade para com as famílias das mulheres mortas em Santa Rosa , vítimas de violência;
· Data de 8 de março: contato com o CEPERS Sindicato e o SIMPRO para auxiliar com idéias e material para ser trabalhado nas escolas nesta ocasião. Sugerir o tema envolvendo "relações de gênero" para o Seminário de Formação do CEPERS que será realizado em julho, agosto e setembro do corrente ano, o qual pode ser trabalhado pela MMM;
· Contatar com os movimentos que não estiveram presentes na reunião para socializar a pauta do ano.
2. Ações a nível Local (Municípios) para o 8 de março:
· Contatar as companheiras dos Municípios sugerindo que seja trabalhado localmente o tema: "mais poder, mais autonomia, menos violência";
· Cada Município faz um trabalho em um pedaço de pano, o qual será montado, em forma de colcha, no evento regional da MMM em agosto;
· Estimular que cada município plante uma muda de ipe roxo.

Rio Grande
Reunião da Marcha Mundial das Mulheres – Rio Grande
Sindicato dos Bancários
12/01/2009
17:30h

Presentes: Denise, Necy, Cristina, Erabethe, Josiara, Maria de Lourdes, Claudia Prates (POA)
Ausentes: Hilda (falta justificada)

Pauta: - Informes da Plenária estadual em Porto Alegre
- Organização do 8 de março


Blog da Marcha: www.mmm-rs.blogspot.com

A Claudia começou dando os relatos da planária em Porto Alegre e dizendo a importância dos repasses de informações para que todas fiquem sabendo sobre os acontecimentos em todo o estado.
- Grupos de estudos está concentrado em Porto Alegre, mas é importante que os municípios acessem o blog da Marcha, onde estão disponíveis os cadernos de estudos e promovam os estudos desses temas propostos.
- Temas importantes a serem abordados também nos municípios são a Economia Feminista e a Economia Solidária.
- Foram discutidos na plenária a questão da Crise Econômica e o que isso afeta a vida das mulheres e a CPI do aborto.
- A Claudia sugeriu que houvessem reuniões mensais, caso fosse possível e sempre divulgar na lista os acontecimentos das reuniões.
- Uma tarefa para 2009, consolidar alianças com o movimento estudantil e com as camponesas. Os movimentos sociais e sindical estão bem consolidados dentro da Marcha.
- Em 2010 haverá um ato da Marcha, que será realizada de 08 a 18/03/2010, será feita uma marcha de São Paulo ao Rio de janeiro, serão 10 dias de marcha. A tarefa para 2009 é organizar temas e preparativos para esse ato em 2010 e também preparar ações concomitantes para esse período nos municípios.
- Sobre o 8 de março de 2009 no estado do RS, serão feitas atividades em Santa do Livramento nos dias 07 e 08/março, pois o municípios tem um índice elevado de mortes brutais, agressões e trucidades contra as mulheres.
- O 8 de março em POA será realizado nos dias 04 e 12/março e o Sindicato dos Bancários (POA) irá exibir filmes alternativos em sua sala de cinema, com debates e discussões pós filmes.

Maria de Lourdes: A MMM foi incluída no Conselho da Mulher de Rio Grande.

- Proposta de encontros mensais, sendo alternados entre reuniões e formação.
- Encaminhamento: Reunião da Coordenação no dia 19/01/09 as 17h, Sindicato dos Bancários. Com a seguinte pauta: 8 de março e lista das pessoas que irão a Santana do livramento participar do Ato do 8 de março.



Executiva da MMM reúne para encaminhar as deliberações da Plenária Estadual

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

NOTA DE REPÚDIO À ARBITRARIEDADE DO PREFEITO DE VIAMÃO ALEX BOSCAINI

NOTA DE REPÚDIO À ARBITRARIEDADE DO PREFEITO DE VIAMÃO ALEX BOSCAINI

A Marcha Mundial das Mulheres do RS rechaça veementemente a política arbitrária e autoritária de extinção da Coordenadoria da Mulher de Viamão por parte do Prefeito, Sr. Alex Boscaini.
A constituição das Coordenadorias da Mulher é uma conquista histórica do movimento social, sociedade civil e de todas as mulheres que necessitam atendimento e políticas públicas próprias. Vivemos tempos de crescente aumento da violência contra a mulher, de feminilização da pobreza e da marginalidade, tempos em que as políticas públicas e o acesso às mesmas são cada vez mais urgentes e necessários.
O município de Viamão registra a cada dia que passa o aumento significativo no número de casos de violência contra a mulheres, cada vez mais atrozes, alarmantes e hediondos, sendo a Coordenadoria da Mulher a única estrutura pública de atendimento e execução de políticas de prevenção e reinserção social e econômica para as mulheres.
Nesse contexto, é incompreensível e inaceitável a postura do Sr. Alex Boscaini, que através de um ato extremamente desrespeitoso, autoritário, anti-democrático e machista, demonstra toda a sua limitação e incapacidade de compreensão acerca da situação das mulheres viamonenses.
A Marcha Mundial das Mulheres do RS apoia e se soma às ações e movimentos que estão sendo organizados pelas mulheres da sociedade civil de Viamão contra a truculência e arrogância do Sr. Alex Boscaini. Não podemos nos omitir!

Marcha Mundial das Mulheres do RS

Mulheres em Movimento Mudam o Mundo