sábado, 7 de fevereiro de 2009

RELATO REUNIÃO DA MMM PORTO ALEGRE E METROPOLITANA

RELATO REUNIÃO DA MMM PORTO ALEGRE E METROPOLITANA

Data: 06 de fevereiro a partir das 18 horas
Local: "Tapas" - Rua da República, 30 (quase esquina João Pessoa)
Presentes: Evelise, Cíntia, Catherine, Joana, Marilise, Cláudia Vasquez, Cláudia Prates, Tatiana, Débora, Simone(Montenegro) e Ana Naiara (Viamão), Estela (Viamão), Ângela, Gisela e Sirlanda (PoA) justificaram ausência.
Pauta:
Demos as boas vindas as companheiras Naiara e Cris que ingressaram na MMM este ano e já participaram do FSM/2009 nas atividades da MMM.
- 8 de março 2009
1- mobilização para Santana do Livramento
2- oficina da MMM em Livramento
ü Nossa atividade principal será o ato em Santana do Livramento, a mobilização das militantes no interior do estado e a organização da atividade que iremos fazer lá. Ficou deliberado que organizaremos uma Plenária Internacional voltada para apresentar a Marcha e ao mesmo tempo fortalecer a MMM na região e países participantes. Faremos ainda o lançamento da ação internacional de 2010.
ü Materiais: Para isto também vamos investir na elaboração de material de divulgação da atividade para distribuir assim como material para distribuir durante a atividade. Faremos uma faixa da MMM e adesivos. As camisetas virão da e São Paulo. Tentaremos viabilizar recursos para a confecção de 10 bandeiras.
ü Participamos do Fórum Estadual de Mulheres do RS e neste espaço devemos nos envolver em todas as etapas da organização. Para isto distribuímos tarefas entre as presentes, mas aguardamos que outras se envolvam:
ü Creche – Joana ficará responsável de ver com os guris quem poderá se responsabilizar por esta importante tarefa, já que queremos dar qualidade a acolhida das crianças que estiverem participando, para que as mães possam se envolver integralmente nas atividades.
ü Banca da MMM – todas deverão fazer rodízio na baça e se responsabilizar por ela. (Cláudia levará a banca e o toldo)
ü Abaixo assinado – as gurias de Livramento encaminharam uma proposta de abaixo assinado que achamos que deve constar os índices de violência contra as mulheres na região além de outras informações relevantes. Cláudia entrará em contato com a Flávia e Joana, Naiara e Débora elaborarão proposta de nova redação.
ü Economia Solidária – Vamos incentivar a participação das gurias da EPS para levarem seus materiais além de realizarem uma oficina no dia 7 de março. Simone ficou de mobilizar e organizar a participação das gurias.
ü Movimentos parceiros – Como contamos com várias prefeituras petistas, também vamos ajudar a mobilizar as gurias das coordenadorias de mulheres. Catherine, que é da direção da setorial de mulheres do PT já está com esta tarefa e Cláudia já está telefonando para outras cidades e conversando com as gurias da MMM para se organizarem e entrando em contato com outros movimentos que fazem atividades com a Marcha.
ü Aborto: Queremos trazer frente pelo fim da criminalização das mulheres e pela legalização do aborto para o RS. Deliberamos que construiremos um abaixo assinado para deixar na banca e organizarmos um ato de lançamento, com todos os movimentos presentes no ato em Santana do Livramento. Cláudia e Débora elaborarão o texto para o abaixo assinado, que será proposto para correr o Brasil também. Neste ato também iremos distribuir o Manifesto contra a criminalização das mulheres que praticam aborto.
ü MDA em Livramento: O Ministério do Desenvolvimento Agrário, estará presente no 8 de março levando as usuárias do Programa da Documentação das Trabalhadoras Rurais - Agricultura Familiar e Assentadas fazendo toda a documentação civil. Além de realizar uma oficina sobre o programa também estará propiciando que as mulheres participem das atividades. Responsável Cláudia Vasquez.

Plenária de organização do 8 de março dia 10 de fevereiro em Santana do Livramento:

ü Como queremos ter uma participação expressiva neste 8 de março, como já acontece há vários anos, também devem participar com várias gurias nesta plenária. Já estão confirmadas Catherine, Cláudia, Joana, Cris, Simone e Mara Feltes.

3- atividade da MMM para PoA e cidades da Metropolitana:

Porto Alegre organizarão algumas atividades em parceria com outros movimentos como a Via Campesina (dias 9 e 10/03), MNLM, Cpers, Sintrejufe, Sindibancários e Federação do Bancários (11/03). Organizaremos também uma ação de rua pela campanha contra a criminalização da mulheres que fazem aborto.

Viamão:
Todos os anos as mulheres fazem uma caminhada e uma concentração na praça, com falas, bancas e protestos. Este ano, como tivemos sérios problemas com o Prefeito com a extinção da coordenadoria da mulher de Viamão deliberamos que “ocuparemos” a praça e a atividade será toda de protestos.
Acontecerá dia 09 de março, na parte da tarde.
Cláudia, Estela e Sirlanda estão responsáveis pela organização. Faremos faixas e material específico para esta atividade.
Novo Hamburgo
A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e a Coordenadoria de igualdade racial estarão organizando sua agenda para o mês de março e convida a MMM para 2 apresentação: uma de histórico da MMM e outra sobre mulheres negras e geração de trabalho e renda.
Cláudia e Tati ficaram responsáveis por ver quem poderá participar. Sugestão que seja a Ângela Comunal.
São Leopoldo (Unisinos)
O Instituto Humanitas nos convidou para um debate sobre o papel do movimento de mulheres. Será no dia 06 de março e já confirmamos o nome da Eliane.
Alvorada
As gurias estão organizando várias atividades e a MMM também foi convidada a participar de um debate.
Montenegro
As atividades todos os anos acontecem na praça, mas neste ano as gurias da MMM estão pensando em fazer num bairro e levar um debate até as mulheres.
Gravataí
As gurias já estão se organizando para o 8 de março. Assim que confirmarem a atividade nos informarão.
"A violência,contra a mulher, não é o mundo que a gente quer!"
Grupos de Estudos
1- retomada e definição do texto para o debate e calendário
2- mobilização
Deliberamos organizar o primeiro Grupo de Estudos para o dia 19 de fevereiro, as 18:30 no Sindibancários ou Cpers (a confirmar). Os temas escolhidos deverão contribuir para a nossa participação nos debates para o 8 de março deste ano: Soberania dos Povos e Aborto.
"A nossa luta, é todo dia, somos mulheres e não mercadoria!"Últimas:
- A Marilise foi indicada para substituir a Eliane no CoMDIM PoA. Eliane agora está em Gravataí e assumiu como chefe de gabinete da Prefeita Rita Sanco.
- Após as atividades do 8 de março organizaremos uma atividade de planejamento dos grupos de estudos (com calendário e temas)
- Naiara trará o debate sobre a lesbianidade e diversidade sexual para o grupo.
- Reuniremos uma vez por mês. Nossa próxima reunião ordinária será dia 2 ou 3 de março, a confirmar.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Companheiro Adão Pretto, presente!

A Marcha Mundial das Mulheres, nesta triste manhã de 5 de fevereiro, solidariza-se com a família e os amigos de Adão Pretto, com seus companheiros e companheiras de militância, com o MST, e com todo o povo gaúcho, pela perda desse companheiro de longa caminhada, que tanta falta nos fará a partir de agora.

Adão Pretto atualmente era Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores.

Com certeza, Adão estará presente na nossa luta por reforma agrária, por justiça, por igualdade, luta que marcou a sua vida. Sua militância integrou de forma indissociável uma trajetória coletiva de lutas e vitórias que, com certeza, marcaram a história recente do povo brasileiro.

Que sua simplicidade, sua coragem e sua sensibilidade sigam conosco, iluminando nossos caminhos vindouros. Que seus sonhos sejam a nossa luta. Até sempre, companheiro Adão.

MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES


Do blog da Alessandra*: http://terribili.blogspot.com/2009/02/adao-pretto-presente.html
Hoje é um dia triste. Não só pro PT, não só para os lutadores e lutadoras do campo brasileiro, não só pro Rio Grande do Sul, nem só pro Brasil. Perder Adão Pretto é triste até pra quem nem sabe que ele viveu. Perdemos mais um guerreiro do povo, das lutas, do barro, da terra. Mais um que fazia diferença na nossa caminhada suada por justiça e igualdade. Pelo socialismo.


A primeira coisa de que lembrei nesta triste manhã foi dos tempos de movimento estudantil, quando, em Brasília, o deputado Adão Pretto freqüentemente cedia seu apartamento para a militância jovem se alojar, se reunir, produzir. Eu lembro da sensação de perceber que ele era um de nós, embora deputado. E que isso não significava mais do que alguém que usa o espaço do parlamento pra fazer a mesma luta que eu fazia nas salas de aula. Essa percepção é tão importante, e é tão presente na figura simples e generosa de Adão, que até hoje eu não entendo por que será que nem todo mundo é assim.


Hoje o post é triste. Não dá pra ser diferente. Mas pra ficar mais bonito, peço emprestado ao meu amigo Rolan Crespo um poema que ele escreveu sobre o MST, para que eu possa homenagear esse companheiro que segue presente nas nossas lutas e na mística das nossas lutas.

Falando sério...
Rolan Crespo, em 22.10.08

Dando porrada no escuro
Mas se mantém de pé
Tem o andar sereno,
Não pede perdão,
Não ajoelha no chão
Não baixa o olhar

Ergue o punho fechado
E canta uma canção:
Louva os oprimidos
Os sem terra
Os sem pão

Louva os que têm os pés cansados
De amassar barro nas estradas
Louva o grito ardente que clama pela terra
Louva os que vêem o futuro com grandeza

O novo virá diante de tanta miséria,
tanta pobreza, tanta fome, tanta humilhação.
E nossas vozes roucas cantarão
Aos que transformam o suor na água de irrigação,
o sangue no adubo das plantações
e a lágrima no riso alegre da colheita.


* Alessandra é jornalista, da setorial de mulheres do PT e militante feminista da MMM-SP