quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Fórum Social Temático 15 anos

Companheiras,

Nossa programação para os próximos dias é intensa venham, divulgem, compartilhem.
Façam chegar em todas.

.
Usem esta em suas capas do facebook:





Nossa banca estará junto de nossas atividades ou nos intervalos no Parque da Redenção e de noite no Largo Zumbi.

Esperamos todas!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

INFORMATIVO PARA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL + 15



INFORMATIVO PARA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL+15

Companheiras Marchantes,

A Marcha Mundial das Mulheres está presente no Fórum Social Mundial desde o início de seu processo de organização, onde nossa história está entrelaçada. Acreditamos que o FSM é um espaço importante para aglutinarmos forças em torno de temas comuns. Somos um movimento anticapitalista e antipatriarcal, tornamos públicas nossas resistências e alternativas através de mobilizações, formação e educação popular feminista com construções coletivas e novas formas de expressão.

Neste processo, ampliamos nossa visibilidade, fortalecemos a presença de nosso feminismo em muitos países e regiões do mundo, construímos alianças com movimentos sociais e com outras organizações feministas. O Fórum também é um espaço privilegiado de formação política para as nossas militantes, e de forte articulação local, no Brasil e em nossas cidades.

Provocadas por nossas militantes e pelos movimentos parceiros decidimos nos somar a organização deste Fórum Social Temático de 2016. Entendemos que é um momento de grande necessidade de articulação e aprofundamento das lutas no Brasil, de enfrentamento ao golpismo e ao fundamentalismo político e religioso que atacou, no último período, mais as mulheres, a juventude, a população negra e indígena. Avaliamos que estamos num momento de possibilidade de sinergias em nossas lutas, em especial das feministas e dos movimentos anticapitalistas, por isso o momento proposto pelo FST+15 de balanço e renovação dos processos do Fórum nos instigou a participar.

Neste Fórum, estaremos presentes no acampamento da juventude, em mesas de Convergências, organizando oficinas autogestionárias  e participando com toda nossa irreverência da marcha de abertura, assim como da Assembleia dos Movimentos Sociais.

Estamos convocando a todas as mulheres a participarem conosco desta construção. Para organizar nossa intervenção, precisamos saber quem são as marchantes que estarão presentes.  Por isso, pedimos que os municípios e estados que estão se organizando para participar do Fórum envie e-mail para marchamundialdasmulheresrs@gmail.com informando quantas companheiras virão.

Informamos às companheiras de outras cidades e estados que vierem ao FSM+15, que ainda tem vagas no acampamento da Juventude, mas é necessário fazer a inscrição no acampamento pelo site do fórum. Caso alguma companheira tenha dificuldades, nos avisem que articularemos nossa rede de militantes e a possibilidade de hospedagem solidária.

Divulgamos as atividades confirmadas em que a Marcha Mundial das Mulheres estará presente na organização e composição das mesas, salientando que para a marcha de abertura (19), faremos nossa concentração com aquece da batucada na Frente da prefeitura a partir das 15h. 


Fórum Social Mundial Temático 15 anos
Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta


19Janeiro2016
TARDE: CAMINHADA PELA PAZ, JUSTIÇA SOCIAL E SOLIDARIEDADE ATO OFICIAL DE ABERTURA DO “FSM PORTO ALEGRE 15 ANOS”.
Local: Largo Glenio Peres
15h: Concentração em frente à prefeitura, com ensaio da Batucada. Levem suas latas, bandeiras, pirulitos, camisetas...
20Janeiro2016 
MANHÃ – Atividades Político Culturais Autogestionárias de BALANÇOS dos 15 anos de FSM TARDE – Atividades Político Culturais Autogestionárias de Convergência sobre os BALANÇOS dos 15 anos de FSM.
10h: Oficina “Mulheres Negras em Marcha e Feminismo e arte – resistência das Mulheres nas cidades” - Local: Zumbi dos Palmares.
Oficina: Plano Nacional pela Redução de Homícídios. A luta pela sobrevivência da juventude negra. Local: Zumbi dos Palmares.

18:30h: “Juventudes: resistência e luta por direitos e democracia” - Local: (a definir).

21Janeiro2014 
MANHÃ – Atividades Político Culturais Autogestionárias de discussão dos DESAFIOS conquistados após 15 anos de FSM  TARDE – Atividades Político Culturais Autogestionárias de Convergência sobre os DESAFIOS conquistados após 15 anos de FSM. 
9h: Ciranda das Mulheres na Luta por um Outro Mundo Possível – Local: Tenda das Mulheres Parque da Redenção *Presença de Nalu Farias – MMM/Nacional.
10h: Oficina: Economia Solidária e Feminista. Local: (a definir).
Oficina: As Contribuições do Fórum Social Mundial para agenda do combate ao racismo no Brasil e no mundo. Local: Assembleia Legislativa.
14h: Mesa de Convergência – Democracia, direitos, diversidade, resistência e luta – Local: Auditório Araújo Viana *Presença de Wilhelmina Trout – MMM/África do Sul.
19h: Oficina: Feminismo e arte – resistência das Mulheres nas cidades - Local: Tenda das Mulheres no Largo Zumbi dos Palmares.
22Janeiro2014 
MANHÃ – Atividades Político Culturais Autogestionárias de discussão sobre as PERSPECTIVAS do FSM para o futuro TARDE – Atividades Político Culturais Autogestionárias de Convergência sobre as PERSPECTIVAS do FSM para a futuro. 
9h - A necessária relação entre o Feminismo e a Educação no mundo que está sendo - Local : a definir  *Presença de Bruna Rocha - MMM/BA.
10h- Agenda Feminista para enfrentar o conservadorismo - Local: Parque da Redenção *Presença de Nalu Farias – MMM/Nacional.
16:30 – Mesa de Convergência: FSM, ALTERMUNDISMO E A LUTA POR UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL: Estratégias e alternativas de superação do Capitalismo. Local: Araújo Viana *Presença de Wilhelmina Trout – MMM/África do Sul
23Janeiro2016 
9:00  - ASSEMBLEIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Local: Araújo Vianna (Parque da Redenção)
SHOW DE ENCERRAMENTO

* OBS: Estamos compartilhando as agendas que temos conhecimento até agora. Queremos organizar um panfleto com nossa agenda para ser distribuído durante os dias do Fórum. Para isso, pedimos que nos enviem por e-mail (marchamundialdasmulheresrs@gmail.com ) as demais programações em que as companheiras da MMM estão envolvidas.

Fique por dentro:
Email: marchamundialdasmulheresrs@gmail.com
Blog: www.mmm-rs.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/MarchaMundialRS