Nesta quinta-feira, 20 de maio, ocorreu mais uma Feira/Festa da Biodiversidade, reunindo quase uma centena de entidades de Porto Alegre ligadas ao meio ambiente e movimentos sociais. As atividades começaram ainda na segunda-feira, 17, com exibições de vídeos e e debates na UFRGS e no edifício da comunidade Utopia e Luta.
Durante toda a quinta, banquinhas ocuparam o Largio Glênio Peres, no coração do Centro da Capital, desde as 7h. A Vanguarda Abolicioista participou com um stand e farta distribuição de material. Panfletos, folderes, mini-posteres, buttons, adesivos, livros e cópias de artigos foram distribuídos aos interessados, que ao longo do dia eram atraídos pelos banners instalados no local.
O ativista Marcio de Almeida Bueno concedeu entrevista à Ecoagência, que deverá ir ao ar nos próximos dias, no programa dos Ecojornalistas na Rádio da Universidade. A nutricionista vegana Claudia Lulkin foi bastante requisitada, e esclareceu as dúvidas dos populares ou dos que questionavam o porquê dos materiais.
Propostas como a libertação animal, o veganismo e o anti-especismo foram apresentandas pelos colaboradores da VAL ao público passante, que em sua maioria manifestava apoio à causa. Muitos foram os vegetarianos que visitaram a banquinha, desde jovens a um senhor aposentado de Florianópolis, que modificou seu estilo de vida já na Terceira Idade. Alguns poucos confessaram que problemas de saúde, juntamente com orientação médica, pesaram na hora de optar por uma alimentação vegetariana ou vegana.
Vozes contrárias também compareceram, como um dono de abatedouro, que se dispôs a explicar aos ativistas os diferentes tipos de abate de gado – além de uma senhora que garantia que quem comprava um animal de estimação, acaba tratando melhor do que se tivesse adotado. Todos foram ouvidos e receberam esclarecimentos dos integrantes da VAL, para terem uma nova visão sobre suas, até então, certezas.
O dia correu com extensa programação de oficinas, encenações, danças, batucadas e trocas entre os parcitipantes. A Vanguarda Abolicionista foi convidada pela ONG Ingá a ministrar palestras sobre abolicionismo animal aos ambientalistas, e também trocou materiais e experiências com rastafaris veganos e anarcopunks. O evento seguiu noite adentro, e a festa de encerramento da semana acontece na noite de sábado para domingo no Parque da Harmonia – quando é comemorado o Dia da Biodiversidade, dentro do Ano Internacional da Biodiversidade.
Fotos: Marcio de Almeida Bueno, Ellen Augusta Valer de Freitas, RSantini – Mais informações em: Vanguarda Abolicionista.
Obrigada pela divulgação
ResponderExcluir