Creche: um direito da criança, uma política para as mulheres, um dever do município!
Cerca de 50 pessoas reuniram-se neste último sábado (15/10) no centro de Caxias do Sul para reinvindicar mais vagas em escolas de educação infantil no município.
Caxias do Sul está em 357º no ranking da educação infantil feito pelo TCE/RS e, segundo o levantamento feito pelo Tribunal, faltam cerca de 10 mil vagas. (http://www2.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/repos_docs/pdf/radiografia_educacao_infantil.pdf)
Sob o grito de ordem “Mulheres querem trabalhar, e dos filhos quem vai cuidar?” o movimento subiu a Avenida Júlio de Castilhos, de São Pelegrino até a Praça Dante Aliguieri, distribuindo panfletos e chamando atenção da sociedade para o tema.
O movimento organizado pela Marcha Mundial das Mulheres, União das Associações de Bairro, Diretório Central de Estudantes da UCS, Economia Solidária e Movimento Mães do Mariani, não vai parar por aí. Este foi apenas a primeira ação, muitas outras ainda estão por vir.
A luta por creches é uma luta histórica do movimento feminista, afinal, quem acaba sofrendo as conseqüências pela ineficiência desta política pública são as mulheres, que se vêem obrigadas a abandonar seus empregos, deixar de estudar ou até mesmo dos horários de lazer para cuidar das crianças no horário em que estas deveriam estar iniciando sua educação básica.
Não vamos nos calar! Nossa luta esta apenas começando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário