INFORMATIVO FEMINISTA
Plenária Estadual da MMM-RS e Agendas Feministas em Novembro e Dezembro/2016
Companheiras, nossa Plenária Estadual está se aproximando e precisamos garantir o máximo de participação de todos os núcleos da MMM no RS.
Nos dias 2 e 3/12/16, em Porto Alegre, faremos nossa Plenária Estadual. Diferentemente de outros anos, nossa atividade acontecerá Sexta
(17h às 21h) e no Sábado (9h às 18h).
Nessa Plenária, contaremos com a presença de Sônia (MMM-Brasil) e Ruth (Socorristas - Argentina).
|| Organizem-se || Inscreva-se AQUI (http://migre.me/vtezG)
||| Plenária Estadual da MMM-RS |||
O que: Plenária Estadual da MMM-RS
Onde: Porto Alegre-RS
Local: Sindipetro (Rua Lima e Silva, 818 - Cidade Baixa)
Quando: 2 e 3/12/16
Horário: Dia 2 (sexta) das 17h às 21h; dia 3 (sábado) das 9h às 18h.
Pauta: Autonomia do Corpo e da Vida das Mulheres: Construindo resistências
Inscrições: Para que possamos organizar nossa plenária, precisamos que todas se inscrevam link: http://migre.me/vtezG e coloquem todas as informações solicitadas no formulário.
Hospedagem solidária: para todas que necessitarem vamos ter organizar hospedagem nas casas das nossas compas de Poa e metropolitana. Para isso, é importantíssimo que todas se inscrevam e indiquem a necessidade de hospedagem no formulário! Assim a gente consegue organizar direitinho, né?
Já as companheiras associadas do Cpers, poderão solicitar o alojamento, diretamente junto ao sindicato.
Alimentação: Vamos exercitar nossa capacidade de provermos coletivamente nossa alimentação. As finanças estão curtas, mas a gente pratica Economia Feminista! Então, o que propomos?
Janta: vamos fazer galeto e vegetais assados. Passaremos nosso chapéu de bruxa para pagar as despesas. Quem quiser beber, haverá um bar vendendo coisas geladas.
A noite também será pra gente celebrar com música e poesia - quem tem violão, poesias, traga!
Café-da-Manhã: será coletivo e solidário, ou seja, todas chegaremos cedinho, trazendo delícias para compartilhar entre todas as companheiras. Vale fazer bolo, pão de queijo, trazer frutas, pegar um pacote de bolachas do armário….
Almoço: Vamos tratar de transformar galeto em Arroz com galinha, vegetais assados em novas delícias e saladinhas.
Café-da-Tarde: estamos vendo com as companheiras de grupo de Economia Solidária e Feminista, lá do Morro da Cruz, para que nos faça um café reforçado para a nossa volta para as casas.
- Vamos tentar manter sempre água, café e esperamos que muitas venham com seu Mate para compartilhar.
- Ah! Você tem limão, laranja, hortelã, erva-cidreira no quintal de casa? Traz pra gente fazer umas águas saborizadas geladinhas e deixarmos a disposição de todas.
- Outra coisa, nosso Feminismo se constrói com Ecologia, então, traz teu COPO/CANECA!! Ou nos ajuda a financiar nossa luta, comprando nossos lindos copos temáticas!.
Deslocamento: Nesta Plenária, por não termos condições financeiras, NÃO poderemos arcar com o deslocamento do interior. Mas é muito importante que todos os núcleos façam um esforço de enviar pelo menos uma representante.
Precisamos que preencham o formulário, enviando o mais rápido possível os nomes das companheiras que precisarão de hospedagem solidária, lembrando que os nomes das companheiras deverão ser indicados de espaços coletivos de debate. Por isso, até a data da Plenária, organize um encontro do teu núcleo e envolva novas marchantes. Fundamental ainda a participação nestes encontros, das marchantes que estiveram presentes na última formação e plenária da MMM.
Programação da Plenária Estadual da MMM RS
2/12 (Sexta)
17h Formação sobre autonomia do corpo, ofensiva conservadora e estratégias de enfrentamento e resistência.
- Sonia Coelho - Sempreviva Organização Feminista, São Paulo
- Ruth Zurbriggen - Socorristas en Rede, Argentina
21hs Jantar e Sarau feminista
3/12 (Sábado)
9h Oficinas para auto organização e resistência das mulheres - oralidade e trocas
12h Almoço
13h30 min Plenária de organização
Pautas de resistência das mulheres, ofensiva contra os retrocessos - prioridades da MMM
Movimentos e alianças -agendas
Resumindo:
O que: Plenária Estadual da MMM-RS
Onde: Porto Alegre-RS
Local: Sindipetro (Rua Lima e Silva, 818 - Cidade Baixa)
Quando: 2 e 3/12/16
Horário: Dia 2 (sexta) das 17h às 21h; dia 3 (sábado) das 9h às 18h.
Pauta: Autonomia do Corpo e da Vida das Mulheres: Construindo resistências
O que trazer: comidinhas para compartilhar com todas, canecas/copos, música e poesia, solidariedade feminista.
Após a Plenária, participaremos do Lançamento do Textos fundamentais nesses tempos de ódio à classe que vive do trabalho e de retrocesso nos direitos das mulheres.
Agendas Feministas em Novembro e Dezembro/2016
- 10 novembro – Jornada contra a criminalização dos movimentos populares e o Estado de Exceção.
- 11 novembro – GREVE GERAL – mobilização nacional
- 12 e 13 novembro – Encontro LGBTT da UEE Livre (local a confirmar)
- 13 novembro – 20ª Parada Livre e 9ª Marcha Lésbica de Porto Alegre – 14h – Parque da Redenção - https://www.facebook.com/
paradalivrepoa/ - 14 novembro - Reunião de Retomada da Campanha contra os Agrotóxicos e a favor da vida. Onde haverá o relato da reunião dos dias 24 e 25 que será em São Paulo.
- 16 novembro - 19h - Seminário: A negra e o negro e as oportunidades de trabalho e renda - Local: Câmara de Vereadores de Porto Alegre salas 301 e 303 2º andar
- 20 novembro - Dia da Consciência Negra
- 22 novembro – Encontro de Mulheres Estudantes do IFRS em Ibirubá-RS
- 25 novembro - Dia Latino-americano e Caribenho de combate à violência contra a mulher.
Orientamos todos os núcleo da MMM RS a se envolverem nas atividades locais, promoverem formação no tema do combate à violência contra as mulheres; que organizem atos, audiências públicas ou outras atividades denunciando a violência e cobrando ação do poder público para prevenção e punição dos agressores, cumprimento das medidas protetivas e proteção das mulheres em situação de violência.
Importante denunciar o feminicídio que vítima centenas de mulheres todos os dias em nosso estado e nosso país.
Em nossa última formação distribuímos os Cadernos de Formação da Sof para trabalhar o tema da violência. É fundamental que este material possa contribuir com as atividades organizadas nos municípios do RS pelas marchantes.
Em Porto Alegre o Comitê de Mulheres da Frente Brasil Popular está organizando, atividades para o 25
- Dia inteiro no Largo Glênio Peres e culminando num grande ato na Esquina Democrática, a partir das 18h:
- 7h, Largo Glênio Peres: Intervenção contra o feminicídio. (Que duraria o dia inteiro).
- Ao longo do dia, Largo Glênio Peres: atividades auto-gestionárias, em tendas simultâneas - promovidas pelas diversas organizações feministas de POA.
- 18h, Esquina Democrática: Intervenção artística contra o estupro e grande ato público.
30 novembro – 1º Colóquio sobre Aborto Legal no RS, onde a MMM participa da organização junto com outras organizações. Enviaremos a programação assim que ficar confirmada. Contaremos com a presença da Sonia Coelho da SOF e da MMM Nacional numa das mesas.
Dezembro –
- 01 dezembro – Formação para formadoras da MMM sobre autonomia do corpo e autonomia das mulheres com Soninha
- 2 e 3 dezembro - Plenária Estadual da MMM
Viva 2016!
ResponderExcluirEm 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma assim:
"O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas", diz Grazziotin.
Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.
Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.
Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?
Tal fato luminoso foi o:
-- «Tchau querida!»*
[(*) a «Coração Valente©» do João Santana; criada, estimulada e consumida. Uma espécie de Danoninho© 'vale por um bifinho'. ATENÇÃO: eu disse Jo-ã-o SAN-TA-NA].
Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê.
A volta de decoro ao Brasil.
Feliz 2017 a todos do blog.