A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional que luta para mudar o mundo e a vida das mulheres, integrando a construção de igualdade e liberdade das mulheres às lutas por transformações globais na sociedade.
Frente à crise sistêmica que tem uma forte dimensão ambiental, o capitalismo se reapresenta com uma maquiagem verde, implementando mecanismos que fortalecem o mercado e retiram a soberania dos povos sobre seu território.
Existem muitos pontos em comum entre as estratégias e discursos de dominação da natureza, dos territórios e dos corpos das mulheres. Da mesma forma, existem paralelos entre a exploração da natureza e do tempo das mulheres: parecem inesgotáveis e flexíveis, e são usados como uma variável que pode ser ajustada fácil e continuamente, garantindo os lucros do mercado e a sustentabilidade da vida às custas do sobretrabalho das mulheres e apropriação privada dos bens comuns.
No espaço do Fórum Social Temático, reforçaremos os processos de aliança dos movimentos sociais em luta contra o capitalismo que é racista e patriarcal, e que agora se apresenta maquiado de verde. A Assembléia dos Movimentos Sociais será um momento para a construção da nossa agenda comum de lutas contra as transnacionais e por justiça climática e pela soberania alimentar, de enfrentamento à violência contra a mulher, e contra a guerra, o colonialismo e a militarização de nossos territórios.
Em 2012, estas lutas terão como momentos de forte expressão a Cúpula dos Povos na Rio+20, os protestos contra o G8 e a Otan, e o Fórum Social Palestina Livre!
Estamos em marcha contra a mercantilização da natureza, das nossas vidas e corpos. Afirmamos nossas alternativas desde a luta das mulheres: as verdadeiras soluções para a crise são construídas pelos povos!
Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!
Programação
Dia 23 e 24
9h Seminário Rumo a Rio+20: Por uma Outra Economia
Local:IAB-RS - Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do
Sul - CENTRO CULTURAL IAB-RS | SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE
Rua General Canabarro, 363 esq. com Rua Riachuelo
O seminário pretende se somar aos esforços de construção de um diagnóstico crítico da economia verde e do contexto em que a Rio+20 se realizará, visando fortalecer um campo de organizações e movimentos sociais que possam, através de seus acúmulos, reflexões e práticas contra-hegemônicas, contribuir para a construção da resistência às teses dominantes e para o fortalecimento das alternativas que emergem das práticas baseadas no olhar feminista, agroecológico, da economia solidária e de outras práticas baseadas na não-mercantilização e nos bens comuns.
Com Nalu Farias, Cmila Moreno e Lucia Ortiz
23 de janeiro -
Manhã - Trajetória de lutas desde a Eco 92, crise global e a necessária
desconstrução da economia verde no caminho para a Rio+20.
Tarde - Premissas de Outra Economia - não-mercantilização, estratégias
coletivas e não-individuais, direitos e justiça ambiental, bens comuns.
24 de janeiro -
Manhã - Reflexões a partir das experiências e práticas das organizações e
movimentos sociais.
Tarde - Estratégias de ação: o que fazer rumo a Rio+20 e depois.
Dia 23
IV PLENARIA DA ARTICULAÇÃO NACIONAL DOS COMITÊS POPULARES DA COPA
19h - A COPA É NOSSA? MEGA-EVENTOS e ESTADO DE EXCESSÃO -
Plenária aberta, na Praça da Matriz – Porto Alegre
Dia 24
15h Marcha de Abertura
Vamos nos encontrar no inicio da Marcha de abertura e fazer o ensaio da batucada ali mesmo.Vistam suas camisetas, levem suas garrafinhas dagua, canecas, chapéus/lenços e bandeiras. Precisaremos dar visibilidade para a MMM.
Precisamos de disposição pra batucada, pra carregar as faixas e os banners da Marcha. Somos muitas!
Dia 25
9h - Feminismo e Ecologia: Mulheres em Luta contra o Capitalismo Verde
Local: Casa de Cultura Mário Quintana, Sala Lili Inventa o Mundo
Participação de Nalu Faria da Marcha Mundial das Mulheres, apresentando os diálogos entre feminismo e ecologia; Lúcia Ortiz do Núcleo de Amigos da Terra, sobre os desafios da luta contra o capitalismo verde e Patricia Amat, do Peru, que apresentará uma reflexão sobre o atual modelo a partir da perspectiva da economia feminista – mediação Cintia Barenho
13h30 – Plenária da Marcha Mundial das Mulheres
Local: Plenarinho Assembléia Legislativa, 3o Andar
Participação de Wilhelmina Trout, Nalu Faria e Raquel Duarte, Coordenação Internacional, Nacional e Estadual respectivamente
Pauta:
Exibição do Video Solidariedade Feminista em Ação Internacional – 3ª Ação Intenacional da MMM
Balanço da Ação 2010 e desafios com Wilhelmina Trot
Informes do Encontro Internacional da MMM (Filipinas, 21 a 25 de novembro 2011) com Raquel P. Duarte
Ações da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil e calendário de Mobilizações para 2012 com Nalu Faria
Encerramento da Plenária com a Batucada rumo à Praça da Matriz
Dia 26
10h – Construindo a democracia Real: demoracia participativa e as ferramentas digitais
Local: Sindicato dos Bancários – Gen. Câmara, 424
Com Tica Moreno, Vanessa Marx, Emir Sader e Raul Pont
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
Uma ocupação anticapitalista no coração do sistema financeiro mundial questionou o modelo da economia global e desafiou as grandes corporações. Vanessa Zettler, uma das primeiras a acampar em Wall Street, conta como tudo começou e as dinâmicas do acampamento. Debate de análise e perspectivas desse movimento. #occupywallstreet #OWS #globalchange
Webconferencista: Vanessa Zettler (Estados Unidos)
Jornalista brasileira. É ativista do movimento Ocupe Wall Street, que promove marchas e acampamentos em Nova York.
Debatedores: Wilhelmina Trout, Giuseppe Cocco, Renato Rovai
Dia 27
9h – O controle corporativo do debate global sobre a crise climática e econômica: a luta global para desmantelar o poder das transnacionais
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
13h – Alimentos – Produção – Consumo: Olhares das Mulheres sobre a Sustentabilidade
Local: Memorial do RS
Organizada por Oxfam, SOF entre outras organizações
13h brasil autogestionario – Movimentos sociais, política e Revolución no Século XXI
Local: Assembléia Legislativa.
" O Seminário pretende a partir do debate com representantes de movimentos sociais, intelectuais e lideranças de partidos de esquerda discutir os movimentos sociais hoje, as possibilidades de uma nova práxis política e os caminhos para uma estratégia que tenha como objetivo o resgate do conceito de revolução social como elemento fundante do outro mundo possível. "
Confirmadas presenças de Esther Vivas, Barcelona ativista política e social dos movimentos a favor da soberania alimentar e consumo crítico e Wilhelmina Trout, Africa do Sul, Marcha Mundial das Mulheres
17h – Conexões feministas: Nas Ruas e Na Rede!
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
O que preciso fazer para me incluir nesse grupo? Posso chegar no endereço e entrar, com a inscrição do FST? Moro em Canoas e quero participar junto do MMM.
ResponderExcluirZaira, todas as atividades são abertas. É só chegar. Várias mulheres de Canoas estarão presentes e podes fazer contato para futuras atividades na tua cidade também. Bem vinda.
ExcluirClaudia Prates - p/ executiva da MMM-RS