Encerrando a agenda do mês dedicado à mulher, a Marcha Mundial das Mulheres do RS optou por desenvolver uma atividade ligada à questão racial
. Assim, no sábado, dia 27, das 14h às 16h, foi organizada uma Roda de Conversa, com o tema "Racismo e as Subjetividades - nossas lutas antirracistas e anticoloniais."
O evento contou com 29 participantes, com expressiva participação do interior e também de outros estados. A convidada foi Bruna Letícia, com a mediação e intervenção culturais de Cláudia Prates e Jheiny Carolina, visando principalmente a construção de uma sociedade livre do sistema capitalista, racista, patriarcal, machista e LGBTQfóbico.
Bruna Letícia iniciou com a apresentação de seu currículo e após, explanou sobre a literatura que tem como referência: Bell Hooks e Franz Fanon. Bruna discorreu principalmente sobre a obra "Olhares Negros Raça e Representação", e explicou a importância da feminista, professora, ativista de movimento social dos Estados Unidos. Sobre Fratz Fanon falou sobre a obra Pele Negra e Máscaras Brancas.
As companheiras colocaram suas posições principalmente nas políticas públicas que não tem chegado na ponta, sendo que as mulheres negras são as mais prejudicadas.
A atividade foi encerrada com a reafirmação da MMM como um espaço de aprendizagem, troca e afetividade no exercício de nossa militância.
Seguiremos em marcha, até que todas sejamos livres!
Nenhum comentário:
Postar um comentário