Esteio
Exposição de fotos itinerante (de 14 ao 19/03), município de Esteio
O Coletivo Feminista Vânia de Araujo Machado
Convida:
Exposição de fotos itinerante da Marcha Mundial das Mulheres
Data:
14/03 as 17hs Comunidade Vila Nova (parceria Escola Prepara)
15/03 as 17hs Praça do Expedicionário
17/03 as 14hs Amostra do Filme da Marcha Mundial das Mulheres na camara de vereadores
debate sobre os conselhos de direitos da Mulher
(Claudia Prates- conselho nacional, Ana Rosa- Canoas e Suzana Nardi Conselho da Mulher -Esteio)
18/03 as 15hs Avenida do Carnaval
Eldorado do Sul
19 de março - das 9:30 às 12h
I Seminário do Movimento de Mulheres em Ação
"Dia da Mulher pra quê?"
Local: CTG Porteira da Tradição - Rua Emancipação nº 1.000 - Eldorado do Sul
Caxias: O coletivo de mulheres da UCS vai fazer uma semana de atividades culturais, debates após o 8 março; sindicatos também vão organizar atividades em parceria com a MMM.
o Participação da MMM no congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE LIVRE)
Vacaria: semana da mulher – de 12 a 20 de março - tema: a mulher, a família e o poder - dia 16, 20h – palestra com Monica Montana - local: ginásio da universidade de caxias do sul
Santa Cruz: Dia 8- carnaval feminista em Santa Cruz
dia 15 de março Jornada Estudantil na UNISC - O coletivo de mulheres organizará uma plenária sobre feminismo e a camarada Alexandra- diretora de mulheres da UEE Livre estará na atividade.
Canela
“Celebrando o Dia Internacional das Mulheres”
Mulher: acima da questão de gênero.
Mais de 100 anos em que o dia 8 de março ficou definido como a data para marcar o Dia Internacional da Mulher resta ainda questionamentos sobre a importância da data e a certeza de ser um momento conjunto de comemoração, reflexão e necessidade de continuar uma luta que está longe de ter término já que a pretensa igualdade entre homens e mulheres ainda não é realidade que se avizinha.
Três pontos parecem ser nevrálgicos nestas discussões: os espaços públicos - de trabalho e participação política - que continuam sendo desiguais entre ambos; a questão de marcantilizaçao do corpo da mulher e a questão da violência doméstica que ainda se faz presente em grande parte dos lares brasileiros apesar de uma redução de 37,5% nos índices de violência contra a mulher após a implementação da Lei Maria da Penha.
Tendo em vista estes aspectos precisamos, ainda, refletir sobre o papel da mulher e a necessidade de dar continuidade à luta para garantir uma sociedade igualitária onde estes aspectos acima serão erradicados garantindo uma sociedade mais justa a todos cidadãos e cidadãs.
*Para conversar estará conosco a advogada Monica Montanari abordando a questão da violência domestica e uma representante da MMM falando da importância do moviemento social para a organização das mulheres.
*Teremos Feirinha com trabalhos dos grupos de mulheres.
Dia 26/03/11 Sábado
Horário13h
Casa de Pedra – Canela/RS
Organização ONG AMUCAN
Apoio COMDIM
Parcerias SEIDE, MMM, PLPs
Nenhum comentário:
Postar um comentário