quinta-feira, 23 de julho de 2020

Julho das Pretas, por Isis Marques*


Esse momento para uma mulher com a minha trajetória, tem um significado especial.
Digo isso, por estar vivendo um momento de pertencimento, de minha identidade, enquanto mulher negra feminista.
Tenho consciência, do grande desafio e compromisso que devo assumir, nesse lugar que conquistei, com muitos obstáculos superados.
O que me trás, ao encontro de um dos motivos que me move, responsabilidade de manter o legado, construído por grandes mulheres negras que me antecederam.
Derramaram suas lágrimas, muito suor e sangue, para que, nós mulheres pretas  tivéssemos  a oportunidade de estar nesse espaço de visibilidade.
 Nesse mês de julho, onde comemoramos o dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha Tereza de Benguela. Essa nossa grande referência, aqui do nosso Brasil, quanto uma líder quilombola, líder política que transformou o quilombo em que chefiou por mais de 20 anos, em um lugar de produção. Esse quilombo tinha uma diferença entre os outros quilombos da época,  que era o fato de ser multiétnico com predomínio de negros, indíos e cafuzos.
É importante considerar esta característica desse quilombo para a época, pois possuía uma povoação com quase 200 habitantes livres, construindo e mantendo uma sociedade alternativa que dizia não a escravidão da pessoa pela pessoa.
Tereza de Benguela comandou a estrutura política , econômica e administrativa do quilombo.
Isso demonstra a grandiosidade dessa líder quilombola quanto a sua visão feminista de inclusão e organização que ela construiu.
Assim, com este grande exemplo, nós mulheres pretas, seguimos esse legado de construção, organização dessa nossa pauta antirracista com muito acúmulo, e alternativas, para rompermos com essa saga de crueldade que nossas mulheres pretas ainda são submetidas, por essa grande estrutura escravocrata, que comanda o sistema capitalista em nosso Brasil.
Tenho certeza que nesse momento de pandemia está sendo necessário forçar esse debate entre nós mulheres plurais, reconhecendo e respeitando o lugar de fala de todas.
 Por isso encerro dizendo a todas, o que a grande Conceição Evaristo nos disse.
"Eles combinaram em nos  matar "
"Nós combinamos de não morrer"


Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres

*Isis Marques -Secretária de Combate ao Racismo da CUT RS, militante feminista da MMM RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário