sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BOLETIM DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES RS


janeiro de 2011


Companheiras,

Mais um ano que se encerrou e fizemos tantas coisas bacanas que, se não fizermos um esforço de colocar no papel, corremos o risco de iniciarmos 2012 fazendo um esforço brutal pra lembrar de tudo que organizamos ou participamos.

2011 foi um ano de Conferências de Políticas Públicas para as Mulheres e nossa atuação aconteceu desde as etapas municipais, regionais e estadual. Estávamos organizadas e fizemos parceria com vários movimentos e organizações/sindicatos para a construção de propostas que dialoguem com a nossa pauta e a nossa luta cotidianas.

No mês de dezembro de 2011, participamos da Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, em Brasília, com quatro militantes delegadas pelo RS, e quatro militantes que trabalharam na coordenação ou relatoria dos GTs. Além destas tínhamos também companheiras na comissão organizadora nacional.

Seminário Estadual e Plenária Estadual

Em abril também organizamos o Seminário Estadual “O Mundo do Trabalho e as Mulheres” - uma crítica à sociedade de mercado, no dia 15 de abril, construído com parcerias como a Rede Economia e Feminismo, CUT, Federação das Mulheres Gaúchas; contando com o apoio de sindicatos como Federação dos Bancários, Sindicato dos Bancários, Sintrajufe, Sindjus, Afocefe, Sindicato dos Plásticos, Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Esteio. A Jornada de Formação Feminista que iniciou com o Seminário, teve sequencia no dia 16 de abril com uma formação que abordava os demais eixos da Plataforma Feminista e no dia 17 de abril, nossa Plenária Estadual, onde indicamos a Coordenação Executiva atual.

Formação Feminista

Durante o ano organizamos 3 atividades de formação feminista para nossas militantes (16 de abril; 23 de julho e 26 de novembro), onde reforçamos o caráter militante da MMM e estarmos todas afinadas com nossa Plataforma Feminista, que elaboramos na Ação 2010. Trabalhamos ainda o tema do machismo, a lesbofobia e do racismo e na última formação falamos sobre atualidades do marxismos para a luta feminista.

Mulheres Estudantes da UNE

Foi em Salvador, entre os dias 21 a 24 de abril, que aconteceu o 4º Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da UNE, reunindo cerca de 700 mulheres estudantes de todo o Brasil, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina. Várias militantes da MMM-RS participaram. Ao final foi construída a Carta das Mulheres Estudantes Brasileiras

Jornada Lésbica Feminista
Aconteceu no mês de agosto de 2011 mais uma Jornada Lésbica Feminista, a terceira no RS. A jornada teve uma agenda cheia de atividades nos sindicatos, na CUT, Câmara de Vereadores e Assembléia, GHC, UFRGS entre outros espaços.
A luta da LBL é pela erradicação do Brasil - e do mundo! - de todas as formas de violência e de opressão, não apenas às mulheres bissexuais e às lésbicas, mas cometidas contra todas as mulheres.

Estado Laico
A Liga Brasileira de Lésbicas, a Marcha Mundial de Mulheres, os Grupos Nuances, Somos - Comunicação e Sexualidade, a Rede Feminista de Saúde e Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero,entregaram uma Petição do Estado Laico, solicitando a retirada dos símbolos religiosos dos espaços públicos, na Assembleia Legislativa do Estado, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Tribunal de Justiça, e ao Executivo, em respeito ao artigo 19 da CF, que prevê a Laicidade como princípio no Estado Brasileiro.
Além dos grupos citados, também assinam a petição representantes da Campanha Laço Branco - Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Frente Estadual dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O argumento central das petições é de que a exibição de símbolos cristãos nos espaços públicos (como crucifixos e outras imagens de fé católica), ofende o princípio da laicidade do Estado, favorecendo uma corrente de fé e, ao mesmo tempo, desconstituindo ou rebaixando as mais de duzentas fés oficialmente registradas no Brasil, criando uma associação entre o Estado e uma religião, tornada, indiretamente, a religião do Estado, através da reverência feita a estes símbolos, colocados em espaços privilegiados dos prédios públicos, como câmara julgadoras, plenários, escolas e áreas de atendimento ao público.

15 Out

A revolução será feminista ou não será!! Nem oprimidas pelo patriarcado nem exploradas pelo capitalismo

Nós da MMM-RS também ocupamos a praça da Matriz (Júlio de Castilho) em Porto Alegre no 15 de outubro. Nossa chamada foi aa de retomarmos as ruas por liberdade, numa demonstração de indignação e de rejeição aos cortes sociais e a dominação capitalista patriarcal.
Nesse #15O chamamos para a reflexão sobre a importância de vencermos e superarmos profundamente a visão de propriedade privada sobre a vida, corpos e almas.
Nosso material da MMM-RS, que distribuímos na praça, falava que precisamos vencer o patriarcado, que temos que vencer a alienação existente sobre nossos corpos, sobre a natureza, porque o capitalismo e o patriarcado se baseiam em uma sociedade que fragmenta tudo, toda a vida. Que o capitalismo aprofundou a divisão sexual de trabalho. Mudar o Mundo para Mudar a Vida das Mulheres! Não pagaremos pela crise!

Mulheres Rurais

A Marcha Mundial de Mulheres participou da I Conferência Temática para Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul, nos dias 20 e 21 de outubro, em Porto Alegre. A luta da MMM-RS está presente no campo e na cidade: o que nos une é a defesa dos direitos de todas as mulheres. No entanto, a realidade das camponesas nos revela características específicas.

No dia 20/10, a companheira Nanda Barreto participou do painel sobre "Gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável" na Conferência. A nossa posição é clara: não existe sustentabilidade sem justiça social. Acreditamos que os problemas ecológicos resultam de séculos de uma péssima relação entre a civilização e o meio ambiente, centrada em padrões de consumo insustentáveis e na subordinação de todos os aspectos da vida humana aos interesses obscuros do capitalismo.

Defendemos a agroecologia e a economia solidária como bases da organização produtiva camponesa. Estamos de olho na crise alimentar e acreditamos no caminho da produção de alimentos saudáveis, com a adoção de tecnologias que respeitam o meio ambiente e valorizam os saberes locais e as tradições. Lutamos também pela autonomia econômica das mulheres e pelo nosso protagonismo em diferentes espaços.

Campanha contra os Agrotóxicos

Cada brasileiro e brasileira come em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Até quando vamos engolir isto?
Esta foi a chamada do lançamento da campanha contra os agrotóxicos que a MMM participou no dia 21 de outubro. Várias organizações estavam presentes, como a Via Campesina, Nat, Emater, entre outras.

Bens Comuns e a gestão da água

A MMM-RS participa do debate sobre a privatização da água. Esrivemos presentes em reuniões, debates e seminários sobre o tema. Queremos discutir o modelo de gestão da água no Rio Grande do Sul, com as entidades e organizações e o Governo do Estado. A água não é mercadoria.
Nos últimos anos, tanto a Europa quanto a América Latina passaram por profundos debates sobre qual o caminho a seguir na questão do saneamento. França, Itália, Bolívia, Argentina e Uruguai são exemplos de países que discutiram amplamente o modelo de gestão dos serviços de abastecimento de água e optaram por mantê-lo sob controle público.

Mulheres e a Ecologia – no dia 19 de dezembro , em Porto Alegre, promovemos uma conversa com as parceiras da via campesina para pensarmos uma atividade sobre o tema da ecologia e as mulheres. Neste sentido, combinamos que tentaremos fazer uma atividade durante o mês de março, que seja de formação. As gurias da via, que participarão de reunião apenas em fevereiro, devem nos procurar novamente para fecharmos qual será nossa ação.

Estávamos presentes também na Marcha dos Sem, com a CMS que organizou a 16ª Marcha dos Sem que aconteceu no dia 27 de outubro, em Porto Alegre; no dia da Consciência Negra, e nas atividades de combate à Violência Contra as Mulheres.

Filme Amor - Para marcar a passagem do Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, o CineBancários, em parceria com a Copacabana Filmes e E o Video Levou, realiza uma sessão especial e lançamento do DVD do filme brasileiro Amor! dirigido por João Jardim, no dia 28 de novembro, às 19h. Nós da MMM também estávamos na parceria e contribuímos com o debate que aconteceu após a exibição do filme.

RIO +20:
(em nossa formação de julho a Cintia fez uma fala sobre a Rio + 20 e quais as razões da participação da MMM neste debate)
O Comitê Rio +20, que reúne várias organizações fará uma atividade durante o FS Temático de 2012.
Da última reunião do RS foram tiradas algumas propostas para esta atividade, tais como: -sugestão de que cada entidade participante elaborasse seu próprio documento/posicionamento sobre Rio+20; sobre a metodologia da oficina alguns avaliaram de forma positiva a proposta de ser um palestrante dando um panorama geral e depois abrir para falas de outras entidade envolvidas no comitê, abrir para plenária e haver uma síntese final da atividade, auxiliando na composição do documento que está sendo desenvolvido pela CSMA. Além disso, avaliou-se positiva a indicação do ministro Herman Benjamin, mas também houve um menção ao professor Henri Acselrad (UFRJ). Também foi sugerida uma metodologia onde após uma fala de conjuntura sejam desenvolvidos grupos de trabalho afim de melhor aprofundar e debater. Tais GTs teriam perguntas-chaves. Após os grupos voltariam para uma plenária final. Alguns dos presentes acreditam que tal metodologia facilitaria as diversas manifestações.
Indicação de reunião da executiva ( em 5 de janeiro) que propôs a metodologia, para poder fechá-la e com isso chamar nova reunião, mas ampliada.

COMITÊ DA COPA PORTO ALEGRE

A Tica, da Nacional está acompanhando, em SP, as reuniões do Comitê. Aqui no RS não temos tido pernas pra acompanhar, mas é uma das nossas metas e desafios para este ano, após o FST.

nesta TERÇA-FEIRA (10/01), às 19h no auditório do CPERS Sindicato (av. Alberto Bins, 480) acontece a reunião do Comitê Popular da Copa 2014 em Porto Alegre. Na ocasião, serão debatidas e definidas as pautas:

- Informes
- Encontro da rede dos comitês populares da Copa 2014 em Porto Alegre, durante o Fórum Social Temático (FST)

blog: http://comitepopularcopapoa2014.blogspot.com/

Fórum Social Temático 2012

A MMM irá participar, não apenas com a presença de algumas militantes de vários Estados e algumas de outros países, mas também na organização de pelo menos 2 atividades: uma oficina (25 - manhã) e a plenária da MMM (25 a tarde) – a confirmar o local. Deveremos também fazer uma boa participação na Marcha de abertura, dia 24, dia 28 a Assembléia de Movimentos Sociais (AMS) e na Reunião preparatória Rio +20 (depois da AMS).
Em breve estaremos enviando a programação da MMM durante o FS Temático.
Gostaríamos de saber quais as militantes que já estão preparadas para participar das atividades e com quem poderemos contar para ajudar nas atividades da Marcha, para além de tudo termos uma bela visibilidade, como sempre.

Notícias dos municípios:

Vera Cruz: iniciaram a organização da Marcha, no dia 3 de dezembro, onde realizaram a primeira formação, onde contaram com a participação da Jane e Mirete de Santa Cruz – que participaram da Ação 2010 e da Giovana Giongo de Rio Pardo que participou da última formação da MMM em Porto Alegre. No dia 10 de dezembro foram ao centro da cidade panfletar e chamar as mulheres para participar do coletivo. Além disso pediram apoio ao CMDM e também a coordenadoria para a divulgação dos telefones e suas reuniões. Em janeiro organizarão mais uma atividade de formação com a participação de uma companheira da coordenação estadual da MMM-RS. Várias participações de jovens entre 15 e 18 anos, secundaristas, que são apostas para futuras ações dentro das escolas também. Outras ações estão sendo planejadas, vamos ficar no aguardo.

Rio Pardo: no dia 02 de dezembro realizamos uma atividade de ação direta na cidade, com uma esquete do teatro do oprimido, onde foram às ruas, e apresentaram uma situação de violência doméstica. Então o grupo de apoio fez uma panfleteação.

Novo Hamburgo: no dia 03 de novembro, no Centro de Cultura de NH ocorreu a primeira oficina de formação da Marcha Mundial das Mulheres, para as mulheres jovens da cidade. Com a participação da marchante Alexandra Castilhos assistiram
o vídeo da 3ª ação internacional da Marcha Mundial da Marcha e foram apresentadas as bandeiras de luta da Marcha. Falaram sobre feminismo, gênero, onde mais podemos introduzir essas pautas e sobre o que significa participar da Marcha e como podemos fazer parte dela. Participaram da Oficina Mulheres de 17 a 24 anos, de Novo Hamburgo e Canoas. Assim, deram o inicio para o núcleo de mulheres jovens da Marcha em NH e a partir dessa primeira atividade pretendem organizar outras jovens e realizar ainda atividades vinculadas a agenda feminista do Estado.

Montenegro – as gurias da MMM se prepararam para a Conferencia das Mulheres da região e da conferência de economia solidária. Participarão do Forum Social Temático.

Porto Alegre:

No dia 20 de dez, a MMM-PoA organizou uma reunião para dar prosseguimento à formação estadual do início do mês de dezembro. Nesta reunião foi avaliado que cabe a Porto Alegre acompanhar todas as agendas que acontecem na capital, mesmo que sejam de caráter estadual. Assim foram encaminhados pontos sobre:

FSTemático – vamos assumir junto à coordenação executiva da MMM-RS a organização da participação da MMM no Fórum;
Rio +20: Cintia está acompanhando as reuniões sobre a Rio +20 e após o Fórum teremos uma reunião nacional;
Formação Feminista: Cris e Alexandra estão responsáveis pelas oficinas da MMM nos bairros e já iniciamos contatos com várias mulheres, principalmente jovens.
8 de março: vamos buscar as parcerias para organização de uma a tividade da MMM, de formação durante as ações de março, sendo que os temas sugeridos foram: as grandes obras e a copa de 2014, violência contra as mulheres, Rio +20 e ecologia.
Fórum Temático da Palestina: Vanessa participou de uma formação sobre o Forum da Palestina que acontecerá na ultima semana de novembro de 2012. Ela estará acompanhando as reuniões em PoA e também no Forum Temático de janeiro.

Canoas:
No dia 22 de dezembro, as gurias reuniram com algumas integrantes antigas da MMM e várias novas. Começaram com um breve relato da mobilização local da MMM, a origem da MMM e sobre as ações que a marcha vem realizando nos últimos anos como: a Marcha das Margaridas e a Ação 2010. Outro assunto da pauta da reunião foi a de organizar uma pré-plenária antes do FSTemático. O tema será o mesmo da Plenária Estadual. A data e local ainda não foram marcados.
No dia 14 de janeiro, farão uma atividade de formação na cidade e aguardam mais companheiras como as Mulheres da Paz do bairro Guajuviras, as integrantes do SOS Mulher, a Coordenadora da Igualdade Racial de Canoas: Cida e professoras da rede pública de Canoas.

Bagé:

Aproveitando a visita que a Milene fez a cidade no feriado de 07 de setembro, participou juntamente com a Lélia Quadros de uma oficina de fuxico com Iara Alves, que faz parte é da “Mulheres da Paz”, no Quilombo de Palmas, e falou sobre MMM. Foi dado um relato sobre a origem da archa bem como seus objetivos, as suas ações, aborto, mulheres negras, geração de trabalho e renda.

Rio Grande:
As gurias participaram das atividades referentes a luta contra a violência durante o mês de novembro.
Em dezembro a Marcha participou do programa de rádio da Furg, programa Paralelo 30, onde a Companheira Claudia Prates foi convidada a falar sobre o tema da violência contra as mulheres e os preparativos para a Conferencia Nacional. Após a 3ª CNPM ela voltou na rádio para falar sobre os resultados da conferencia e fazer um breve balanço sobre todos os processos de conferências.

Esteio:
As feministas organizaram em março uma intervenção na estação do trensurb, pela segurança das trabalhadoras que ocupam o meio de trasporte, e reeunião com o presidente do tremsurb e representantes do conselho da Mulher e conselho de segurança, além de uma audiência Publica sobre segurança.
Também organizaram uma exposição de fotos da MMM no dia internacional de luta das mulheres, e debate sobre os conselhos de direito das mulheres.
Em julho organizaram uma oficina de batucada na semana do Meio Ambiente e formação de apresentação da MMM as mulheres do bairro Sto. Inaciocom. Uma
Feijoada foi organizada para arrecadar recursos para a Marcha das Margaridas.
Em setembro foi organizada outra formação com sobre Exploração da imagem da mulher através da midia e propaganda e formação sobre Água um bem público. As responsáveis pelas formações foram a Natália e a Jana.


As militantes da MMM de Esteio participaram da Semana da Consciência Negra de Esteio e das atividades em memória a Che Guevara.
Organizaram ainda a 2º Vigilia com o tema: Violência Contra a mulher atravéz da midia, no dia 25 de novembro.

Caxias do Sul:

No dia 02 de julho foi realizado o II Encontro Municipal da MMM/Caxias. As militantes da MMM da cidade estiveram presentes na Marcha das Margaridas e nas formações estaduais. Agora se preparam para participar do FSTemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário