quinta-feira, 2 de maio de 2013

Invisibilidade lésbica e nossas estratégias de resistência


Na calada da noite desta terça-feira (30), véspera do feriado de 1º de maio, o pastor deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que atende também pelo cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, colocou na pauta da próxima reunião do colegiado o projeto conhecido como “a cura gay”. A proposta pretende suspender as normas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbem profissionais da área de sugerir tratamento para curar homossexuais. Além disso, ele propõe que seja penalizada a discriminação contra heterossexuais. Em contraposição, um grupo de deputados criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos (FPDDH). Enquanto isso, uma onda de protestos pela retirada do pastor da Comissão toma as ruas de Brasília e de todo o país.
O post de hoje é coletivo: um sopro de realidade e de força, sobretudo pra estes tempos tão sombrios.
Ato do 8 de março de 2013 em São Paulo. Foto: FdE)
Ato do 8 de março de 2013 em São Paulo. Foto: FdE)
Invisibilidade lésbica e nossas estratégias de resistência
Por: Jessica Ipólito, Célia Alldridge e Camila Furchi
Este texto é o resultado de uma segunda roda de conversa sobre a lesbianidade e feminismo, realizada no dia 13 de abril, em São Paulo. O ponto de partida para nosso debate foi o documentário “Invisibilidade Lésbica”, produzido por Thais Faria1, militante da Marcha Mundial das Mulheres.
O documentário suscita reflexões bastante interessantes sobre a invisibilidade lésbica através do depoimento da protagonista Caroline, que, ao contar suas experiências e compartilhar algumas reflexões sobre a vivência de sua sexualidade desde a infância até a faculdade, nos motiva a compartilhar as nossas próprias “versões” dessas histórias. Histórias marcadas por medos, dúvidas e violências, mas também por superação, solidariedade e pela luta por autonomia.
A imposição do modelo heteronormativo e patriarcal tem vários efeitos sobre as nossas vidas, sendo determinante, por exemplo, na construção de estratégias de sobrevivência e inserção na sociedade que implicam na nossa auto-invisibilização (na escola, faculdade, mercado do trabalho, etc.). Em tempos em que setores conservadores tiram do baú temas considerados superados como a “cura gay”, manter-se “no armário” para muitas mulheres acaba sendo, temporariamente ou permanentemente, uma forma de auto-preservação.
MMM na Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo. Foto: Elaine Campos.
MMM na Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo. Foto: Elaine Campos.
Começando no seio da família, quantas de nós, assim como Caroline, tivemos que sustentar a “mentirinha” que nossas namoradas/ficantes são meras amigas frente aos nossos pais, para evitar maiores problemas e manter o “status quo”? Quantas vezes tivemos que aguentar em silêncio insinuações maliciosas de parentes sobre a nossa vida pessoal ou piadas sobre casamento e filhos por receio de “desequilibrar” uma ordem familiar baseada na pressuposição de que por sermos mulheres nos relacionamos sexualmente apenas com homens? Muito mais do que medo de desequilibrar esse modelo heteronormativo, quantas de nós não nos escondemos por receio das sanções físicas e morais que esse modelo implica?
 Infelizmente, a nossa casa é o primeiro, mas não o único dos lugares estruturados para a manutenção da sociedade heteronormativa e patriarcal. Espaços de sociabilização como a escola também foram construídos para manter essa ordem e, de certo, modo punir aquelas/es que ousam questionar sua procedência. Como conta Anna Claudia, psicóloga, entrevistada no documentário:
  Gays e lésbicas estão nas escolas, sempre estiveram, [incluindo os próprios] professores e professoras, mas são invisibilizados, e são obrigados a se invisibilizar pela lógica que está na escola.
Essa lógica, que pressupõe valorização das relações heterossexuais em detrimento das “outras”, aparece também em mais espaços da nossa vida. A dificuldade em acessar serviços de saúde com profissionais capacitados/as para receber lésbicas e bissexuais – no sistema público e sistema privado – é uma das nossas experiências mais comuns. E é no/a ginecologista que sentimos mais forte o medo de falar da nossa sexualidade, pois há uma forte associação dessa especialidade médica com a reprodução. A hegemonização do sexo heterossexual como o único possível, o único legítimo, tem efeitos preocupantes na vida das mulheres lésbicas e bissexuais, como nos diz Caroline:
Ginecologista, no meio onde eu nasci, onde eu cresci, eu acho que é só quando a mulher for ter o filho, quando tiver grávida que eles acham necessário você ir num ginecologista [..] eu deixei mais de lado [ir no ginecologista] porque realmente sempre foi colocado o lado reprodutivo e eu, enquanto lésbica, não tinha que preocupar tanto com o lado reprodutivo, né? 
É como se a gente não precisasse de serviços de saúde sexual pelo fato que não fazemos sexo por fins de procriação, embora muitas lésbicas tiveram ou têm relações heterossexuais, e muitas também são mães. É como se a gente não pudesse pegar DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), ou que estivéssemos imunes ao vírus HIV; um mito que permanece entre muitas de nós.
 Vivenciamos cerceamentos e proibições que se expressam através de ameaças. Assim como Caroline, nós não temos direito à expressão do nosso afeto em espaços públicos, sendo que, por exemplo, somos explícita ou implicitamente proibidas de segurar na mão de nossas companheiras. Na rua, nossa forma de vestir é alvo de olhares e repreensão constantes: quando não é motivo de zombaria, é fetichizado-erotizado. Nossa liberdade de ir e vir sem sofrer lesbofobia depende da nossa invisibilidade, de nos manter dentro dos padrões pré-estabelecidos pelo patriarcado:
 Onde eu sinto uma homofobia muito grande, é que eu não posso simplesmente sair na rua de mão dada, tenho que me podar a todo momento, onde que eu tô manifestando meu afeto pela outra pessoa, porque posso ser agredida por causa disso. E além da agressão física tem a própria agressão verbal que já é muito complicada… (Caroline).
Como vimos, através da violência lesbofóbica e da imposição da invisibilidade, o sistema heternormativo e patriarcal controla nossos corpos e sexualidade, definindo o papel “natural” e o comportamento “adequado” para nós mulheres. Porém, não somos vítimas desse sistema. Somos sujeitos políticos dissidentes; um exemplo vivo de ameaça ao patriarcado pelo simples fato de nos relacionarmos afetiva-sexualmente com outras mulheres, e de não sermos sempre disponíveis para os homens. A partir daí, nos tornamos revolucionárias permanentes.
Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres, São Paulo, 2013. Foto: Elaine Campos.
Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres, São Paulo, 2013. Foto: Elaine Campos.

Somos protagonistas de nossas vidas e criamos nossos próprios espaços coletivos, acolhedores e solidários; onde a lesbianidade não é considerada um sofrimento e ninguém sente pena ou compaixão por nós. Nossa militância política feminista nos fornece as ferramentas para entender as raízes da nossa opressão e nos permite construir, de forma coletiva e coerente, nossas resistências e alternativas na luta pela transformação social.
*Por Jessica Ipólito, militante da Furzarca Feminista e autora do blog Gorda&sapatão, Célia Alldridge e Camila Furchi, ambas militantes da Marcha Mundial das Mulheres de SP
 1A Thais Faria é militante da Marcha Mundial das Mulheres e, antes de formar-se em jornalismo, do grupo de diversidade sexual da Universidade Federal de Viçosa ‘Primavera nos Dentes’

Um comentário:

  1. http://freedomfchs.lefora.com/2012/07/09/how-to-shield-oneself-against-synthetic-telepathy/page54/#post1068 BRAZILIAN PRESIDENT DILMA ROUSSEFF IMPORTED A MILLION MICROCHIPS THAT WILL BE INSTALLED ON TWO PERCENT OF THE BRAZILIAN POPULATION ( http://en.wikipedia.org/wiki/2013_protests_in_Brazil ), THE ONES THAT TOOK PART IN THE LATEST STREET PROTESTS IN BRAZIL, THE GOAL IS TO PICK OUT FROM INTERNET ACTIVITY THOSE WHO DEMONSTRATE IN THE BRAZILIAN STREETS AND MICROCHIP THEM ALL IN THE NEXT YEARS WITH THE HELP OF THE THEIR INTERNET ACTIVITY, WHICH MADE IT POSSIBLE FOR FEDERALS TO CHOOSE THE PROTESTERS AS THE BEST TARGET GROUP FOR MICROCHIPS.FEDEREALS ARE CONFIDENT THERE WILL BE NO PROTEST IN BRAZIL IN THE FUTURE, THE STREET PROTESTS HAVE BEEN FOSTERED BY FEDERAL AGENTS AS PLAN TO MAKE POTENTIAL PROTESTERS VISIBLE IN THE FIRST MOMENT AND SEE THE RESULT OF MICROCHIP IMPLANTATION IN THE NEXT YEARS.


    http://levantepopulardajuventude.blogspot.com.br/

    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: aleivimapoia
    Data: 28 de junho de 2013 16:06
    Assunto: Fwd: Salus Lopes Veras compartilhou um link "# 4 Targeted individuals in Brazil anonimos":
    Para: catarse@coletivocatarse.com.br, Hadassa Rosangela Brandao judaica , claudioberto conceição berto , Delma Raskólnikov , guedes lucia brito presbitero , sandrinha l , "aleivimapoia@gmail.com" , Graciele Silva silva , washington da escola junior , Nathállya Brandão , tania meire


    A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF ESTÁ MICROCHIPADA, MAS ELA NÃO É A ÚNICA, OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTÃO SENDO MICROCHIPADOS EM MASSA PARA A UTILIZAÇÃO DE UMA NOVA TECNOLOGIA DA EMPRESA INTEL DE COMPUTADORES, A TELEPATIA SINTÉTICA, QUE TANTO PODER SER UTILIADA PARA POTENCIALIZAR O CÉREBRO E CORPO HUMANO COMO PARA PARALISAR O CORPO E O CÉREBRO DE FORMA FURTIVA. SEI DA SITUAÇÃO PORQUE FUI MICROCHIPADO EM UM POSTO DE SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL, O PAM3, COM O MICROCHIP NORTE-AMERICANO PATENTE 6,011,991 CONTRA A MINHA VONTADE E O MICROCHIP PARALISA O MEU CORPO E ME FORÇA A MORAR EM UM GAILA DE FARADAY PARA ME PROTEGER DO ATAQUE POR LASER DE MICROONDAS. A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF IMPORTO UM MILHÃO DE MICROCHIPS PARA SER FURTIVAMENTE INSTALADO NO CORPO DOS MANIFESTANTES, E O PLANO DA DILMA ROUSSEFF É TRANSFORMAR O UM MILHÃO DE POSSOAS QUE AINDA TEM FORÇA PARA EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS EM ZUMBIS CONTROLADOS VIA SATÉLITE. A FUNÇÃO DA INTERNET NO MOMENTO É VERIFICAR O NOME DOS MANIFESTANTES PARA QUE NO FUTURO SEJAM À TRAIÇÃO MICROCHIPADOS EM HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE NO MOMENTO ATUAL A INTERNET ESTÁ APENAS CATALOGANDO O NOME DE UM MILHÃO DE PESSOAS, OS MANIFESTANTES QUE SERÃO MICROCHIPADOS E TRANSFORMADOS EM ZUMBIS NO FUTURO. ALERTA!

    http://coletivocatarse.com.br/home/fag-responde-as-declaracoes-de-tarso-e-a-criminalizacao-da-midia/

    ResponderExcluir