quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nota de solidariedade às mulheres que lutam em Porto Alegre

 Mexeu com uma Mexeu com todas:

 Nós da Marcha Mundial das Mulheres repudiamos a violência e a truculência machista e misógina da polícia às mulheres que lutam, em especial ao ocorrido com a companheira do MST e do Comitê Popular da Copa, Claudia Favaro no dia 31/01/2013. Cláudia foi humilhada e, em nome de uma revista vexatória, obrigada a se despir em um bar na cidade de Porto Alegre-RS, na frente dos clientes. E mesmo depois de nada ilícito ter sido encontrado, foi detida e submetida, com outros companheiros, a rodar por cerca de uma hora pela cidade ouvindo mais humilhações, calúnias e ameaças dentro de um camburão, antes de ser levada para delegacia.

Feministas em luta, como a Claudia, não se furtam em participar de espaços públicos de debate, problematizando e denunciando a forma como a Copa do Mundo da Fifa vem sendo apresentada e desenvolvida no Brasil.

Evento este, que além de todos os problemas denunciados pelo Comitê Popular da Copa, também tem se utilizado do corpo das mulheres e de crianças para vender o turismo da exploração sexual aos que vem em busca de futebol e sexo barato no Brasil. E é por isto, também, que os movimentos sociais tem ocupado as ruas. Sim, as ruas estão cheias novamente, com toda a sua heterogeneidade de gente, sejam elas organizadas ou não.

Portanto, nós feministas da MMM-RS não compactuaremos com a perseguição às mulheres que lutam, e a criminalização os movimentos sociais e de suas lideranças; não compactuaremos com o machismo institucional que quer nos calar. A quem interessa espionar e torturar as feministas? A quem interessa calar \ voz de quem luta?

Portanto, é inadmissível que dentro do Estado Democrático de Direito, conquistado com muita luta e sangue de militantes sociais, aceitemos um Estado Policialesco, Machista e Repressor que temos vivenciado nos últimos tempos.

Nós da MMM-RS não permitiremos que a caça às bruxas sejam retomadas. Infelizmente, tal fato já foi vivenciado por nós em outros tempos e não imaginávamos que, diante da conjuntura política em nosso estado, tais práticas voltassem a ocorrer.

O relato da violência policial sofrido por Claudia Favaro nos en

tristece e indigna. Por isso não calaremos!

Não calaremos e denunciaremos sempre a violência machista, a revista vexatória, as humilhações, a perseguição e a tortura sofrida pelas mulheres, por aqueles e aquelas que lutam.

Não calaremos em aceitar que a cultura do medo insista silenciar quem não se conforma, que o machismo institucional seja uma prática em uma democracia.

Boto Fé na Desmilitarização da Polícia.

Marcha Mundial das Mulheres do Rio Grande do Sul




Nenhum comentário:

Postar um comentário