segunda-feira, 20 de abril de 2015

4a. Ação Internacional da MMM: A Primavera pelo Direito ao Corpo e à Vida das Mulheres.


 A cada 5 anos, a Marcha Mundial das Mulheres realiza uma grande mobilização internacional. Em 2015 faremos nossa 4ª Ação Internacional, que tem como eixo “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”.
No Brasil, diferente de outros momentos em que as mulheres de todo o país se reuniram em uma ação comum, a Ação de 2015 será um processo enraizado em âmbito local. Vamos realizar atividades descentralizadas, para visibilizar as lutas que nós mulheres realizamos em nossos territórios, nossas resistências e nossas práticas que constroem novos paradigmas.

A Ação irá acontecer nas cinco regiões do Brasil, durante todo o ano. A Ação foi lançada no dia 8 de março, Dia de Luta das Mulheres, e se encerra no dia 17 de outubro, Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza.






 AGENDA DA 4ª AÇÃO INTERNACIONAL DA MMM NO BRASIL:

- Lançamento Nacional da Ação – 8 de março.

- Região Norte - Palmas (TO), de 15 a 17 de abril.
A auto-organização como estratégia para mudar o mundo e a vida das mulheres.

- Região Sudeste – Varzelândia (MG), de 17 a 19 de abril
Em defesa da água. Contra as empresas mineradoras que buscam ampliar a exploração de ferro e ouro em seus territórios.

- 24 horas de solidariedade feminista, 24 de abril
Em cada país onde a MMM está organizadas, acompanhando o ciclo do sol ao redor da terra, as mulheres saem às ruas das 12 às 13 horas, para manifestar sua solidariedade internacional, criando assim uma onda feminista.

- Região Sul – Santana do Livramento (RS), de 26 a 28 de setembro
Em luta pela legalização do aborto. Pelo fim da hipocrisia que hoje mata, principalmente, mulheres pobres e negras pela clandestinidade do aborto.

- Região Sudeste - Vale do Ribeira (SP), julho
Autonomia econômica, economia feminista e solidária e agroecologia. Apoio à luta das mulheres quilombolas, indígenas e caiçaras contra a mercantilização da natureza.

- Região Nordeste – Paraíba, julho
Fim da violência contra as mulheres. A auto-organização das mulheres como estratégia de enfrentamento à violência sexista e à impunidade.

- Região Sudeste – Rio de Janeiro (RJ), agosto
“Pela desmilitarização de nossas vidas”. Ocupação do espaço público e intercâmbio entre mulheres.

- Região Centro-Oeste – Brasília (DF), de 11 a 12 de agosto
5ª Marcha das Margaridas. Pauta: “Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.

- Região Centro-Oeste – Campo Grande (MS), de 5 a 7 de setembro
Contra a violência do agronegócio. Pelo fim do desmatamento pelo agronegócio, contra a violência sexista através da prostituição e do tráfico de mulheres, e pelo fim da violência contra as mulheres indígenas.

- Região Nordeste – Cariri (CE) e Mossoró (RN), 17 de outubro
“Nossas resistências e alternativas feministas: Corpos e territórios livres!”. Encerramento da Ação Internacional. Fortalecer e visibilizar nossas resistências e alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário