segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Circular 2 - Preparando a Plenária Estadual - Salve Zumbi, Salve Dandara! dia 20 de novembro 2021 das 9h às 15h

 


​   

Circular 2


MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES RS

Preparando a Plenária Estadual - Salve Zumbi, Salve Dandara!

Porto Alegre, 20 de novembro 2021 das 9h às 15h

ATENÇÃO - MUDANÇA DE LOCAL:

nossa plenária vai acontecer no CPERS - Av. Alberto Bins, 480 - Centro Histórico




Olá companheiras, 


Como todas já sabem, no próximo dia 20 de novembro de 2021 ocorrerá nossa Plenária Estadual da MMM RS!


A Plenária Estadual ocorrerá de forma híbrida, já que estamos na transição da pandemia da COVID-19, e desta maneira contamos com sua presença para acompanhar os debates da melhor maneira possível entre a presencial ou a online.


Neste momento enfrentamos uma luta política por justiça social, e dignidade de existir, e por isso nos somamos por um Fora Bolsonaro, pela vida das mulheres, e basta de fome e desemprego.


Para as que estiverem em Porto Alegre, após a Plenária estaremos em caminhada pela Marcha Zumbi Dandara, onde sairemos de forma conjunta do local da nossa atividade até o local da concentração, que será no Largo Glênio Peres (depois vamos em Marcha pela Borges de Medeiros, até o Largo Zumbi dos Palmares!)


Junte-se a nós!


Traga tua bandeira e cartazes que traduzam nossa luta contra o racismo estrutural, contra o fascismo, contra a fome e por vacina para todas e todos – por um grandioso Fora Bolsonaro!!!


Salve Zumbi, Salve Dandara! 


Te organiza, e não esquece de fazer a tua inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/1Tj60iiDHXi-FPwIQ_OrTzYmqZIP-3l3yOCV-GPiD-m4/prefill



Leia outras informações sobre deslocamento e hospedagem na Circular 1:

http://mmm-rs.blogspot.com/2021/11/preparando-plenaria-estadual-porto.html



Atenção para hospedagem solidária:


  1. Para as que estão precisando de pouso solicitamos que escrevam diretamente para Maria do Carmo (51) 993619985, pois iremos organizar a casa de uma companheira para te hospedar.

     Não esqueça de todos os protocolos de segurança.


Atenção para reembolso transporte:


  1. Para as que vierem do interior e precisam de reembolso das passagens estamos solicitando que paguem sua vinda e na hora faremos o reembolso de ida e volta. Guarde os comprovantes.


     Caso o coletivo precise de adiantamento para a vinda da companheira para Porto Alegre, entre em contato com a Cláudia Prates (51) 996832739 que fará a transferência via pix ou depósito em conta.



Alimentação 


  1. Esta ficará por conta de cada marchante (ou do núcleo) pois não teremos como contribuir com este apoio. No entanto, estamos sugerindo que cada uma traga um lanche que poderemos fazer um picnic. Ofereceremos café, sanduíches e algumas frutas durante a plenária.



Para a participação presencial iremos solicitar de todas:

- comprovante de vacina para participação presencialmente


Pauta da Plenária:

9h Manhã inicia com apresentação das presentes virtual e presencial


1) Salve Zumbi, Salve Dandara!

O significado histórico do 20 de novembro e uma abordagem sobre as violências e discriminações que o povo negro sofre até hoje.

Jeanice Dias Ramos, jornalista, Diretora do Sindicato dos/das Jornalistas do RS, integrante suplente no Conselho Estadual de Cultura, e militante feminista da MMM RS


2) A conjuntura ambiental: sustentabilidade e os impactos das privatizações na vida das mulheres

- Setor hídrico/água - Ana Lúcia Pereira Flôres Cruz mulher preta, bióloga, trabalhadora da área de saneamento, do Sindiágua e atualmente Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT RS

- Privatização dos serviços de saúde - Gerusa Bittecourt, Enfermeira, Enfermeira, funcionária pública, militante do MNU e militante feminista da MMM RS

- Privatização dos setores energéticos - Gabriela Oliveira da Cunha – Engenheira Ambiental e Sanitarista e militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres RS.


3) Por que as feministas debatem sobre a pobreza menstrual?

Any Moraes - Militante da Marcha Mundial de Mulheres, graduanda em Ciências Sociais, mãe, moradora da periferia.


Intervalo para almoço - vamos parar por 1hora para um pic nic


4) Aliança feminismo popular - resgatar a importância das alianças para construção do feminismo, e pensar as próximas ações para  fortalecer o que já fizemos.

Cintia Barenho, bióloga, militante feminista da MMM e da Aliança Feminismo Popular.

A solidariedade feminista internacional é princípio de luta e organização

Proposta de formação - linkando com a Aliança, formação no tema da Economia Feminista. Thay está participando do curso sobre economia feminista de extensão da Economia da UFRGS e contará mais pra nós.


5) Informe sobre o LesboCenso Nacional - 1º Mapeamento Sociodemográfico Nacional de Lésbicas e Sapatão 2021 - https://lesbocenso.com.br/

Ana Naiara Malavolta, Militante Lésbica Feminista da MMM e Rede LesBi Brasil - Diretora  SINTRAJUFE RS 


6) Reorganização da executiva -

Sugestão de critérios para a participação de marchantes na próxima executiva:

1)    marchantes que estão em representação da MMM nos temas prioritários:

 Temas: Aliança Feminismo Popular; aborto, Ambiental; Pobreza menstrual;  economia feminista (todas as participantes do curso da sof) comunicadoras;

2)    outras marchantes podem ser indicadas pelos seus núcleos, lembrando que este é um espaço operacional, de pronta resposta nos grupos de whats e signal e que possa dividir as tarefas da executiva.


7) Informes gerais da MMM Nacional e Internacional


Já fez tua inscrição? : https://forms.gle/NGnczNE7tq8ThAEBA
--
Resistimos para viver, Marchamos para transformar

Um comentário: