terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Feira de Economia Popular Solidária terminou neste domingo e a MMM-RS inicia o ano de 2008 com a participação de mais de 90 mulheres do sul do Estado.


Terminou neste domingo, a 3 Feira Binacional de Economia Popular Solidária, na Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, com um saldo positivo e animador do setor para a região e o estado do RS. Estavam presentes mais de 80 expositores de 12 municípios, além de representações do Brasil estiveram presentes o Uruguay, Argentina e Chile. Várias atividades culturais, oficinas como a de consumo consciente, software livre e Economia Solidária, reciclagem em papel (com oficina prática) e sobre meio ambiente.


A MMM realizou 2 oficinas, sendo uma no dia 10/01 com apresentação do histórico da Marcha no Brasil e no mundo, nossas bandeiras de lutas e forma de participação por estado e municípios do RS, enfatizando as ações e organização do movimento social autônomo. A outra oficina aconteceu no dia 11/01 e debatemos o tema do trabalho e a divisão sexual do trabalho. Nos dois dias falamos da importância da organização de um coletivo autônomo e atuante da Macha naquela região para dar voz às demandas das mulheres.


Várias lideranças entre as pescadoras, artesãs, professoras e operadoras das políticas públicas voltadas à assistência social no município, assumiram compromisso de tocar a Marcha, realizando atividades nos bairros e abordando os temas mais mencionados: direitos sexuais e direitos reprodutivos, violência e geração de renda.


As mulheres ao final, se organizaram para construírem juntas, uma oficina sobre Geração de Trabalho e Renda para as mulheres, com oficina prática no Fórum Social das Periferias que acontece em Pelotas, nos dias 23 a 26 de janeiro de 2008. Esta atividade integra o calendário de mobilização pelo dia de Ação Global contra o Neoliberalismo.


Por causa da participação de tantas mulheres e por reconhecer o trabalho e ação da Marcha, a Prefeitura de SVP disponibilizará um ônibus para as mulheres poderem se deslocar até o município de Pelotas.


Estavam presentes pela MMM-RS:


Melina – Pelotas


Analine, Ângela, Angelisa, Carmem, Iolanda, Sylvia e Cláudia – Porto Alegre


Flávia – Santana do Livramento


Vaniza - Alvorada


Lisiane – Salvador das Missões


Kátia, Virginia, Dani e Maria Tereza - Santa Vitória do Palmar


Begair – Santa Maria


Outro momento muito significativo foi a participação da Marcha na Plenária Estadual de Economia Popular Solidária, na qual estivemos alertas desde a infra-estrutura, composição das mesas e na participação nos grupos de trabalho. As gurias se destacaram por suas intervenções, construindo a política geral, sem deixar de cobrar mais políticas voltadas para as mulheres e os empreendimentos de mulheres.


Ao final Ângela saiu delegada pela Marcha e Flávia ficou na suplência, a companheira Lisiane saiu delegada pela região das missões.


Sabemos que foi uma grande vitória, pois no início da construção das plenárias regionais, nem sequer algumas lideranças queriam a participação da Marcha, e tampouco que pudéssemos disputar as vagas para a delegação da 4ª Plenária, que acontecerá em março, em Brasília.


Nossa atuação também foi importante, pois, já garantimos espaço da MMM no Fórum Mundial de Educação, que acontecerá em Santa Maria, nos dia 28 a 31 de maio. Faremos contato com a coordenação da Marcha para avaliarmos a possibilidade de realizarmos um painel sobre educação não sexista e anti-racista.


Já no mês de julho, de 11 a 13, acontecerá a 15ª FEICOOP – Feira Estadual de Cooperativismo, 7ª Feira Nacional de Economia Solidária, 8ª Mostra Biodiversidade e Agricultura Familiar e 4ª Seminário Latino americano e Mini-Fórum de Economia Solidária, em que a MMM-RS também foi convidada a realizar uma oficina.

Um comentário:

  1. É isso aí, aqui, alí estamos todas juntas se movimentando...
    e a luta continua...
    "Mulheres em Movimento Mudando a Economia e a Vida das Mulheres..."
    acreditamos e assim cada uma faz o seu papel e os resultados estão ai parabens...
    rita escobar rocha - alegrete- rs

    ResponderExcluir