segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aborto


por Ana Aguirre e Stephanie Soares*


Este é um tema, sem dúvida, polêmico. Em muitos países, como os Estados Unidos, o aborto é legalizado, mas aqui não.
Quem é contra sua legalização afirma que é uma coisa errada, um crime, que tira a vida de um ser vivo. Mas, caso essa criança nascesse, que tipo de vida ela teria? A maioria das mulheres que aborta o faz por não ter condições de criar o filho, ou por não querê-lo. Sendo assim, a criança provavelmente seria abandonada ou se tornaria mais uma das milhares de crianças carentes que já existem no Brasil.
Também não podemos esquecer que, por mais que o aborto seja ilegal, é feito. E, enquanto as mulheres de maior poder aquisitivo vão a clínicas relativamente boas, as mais pobres se submetem a métodos perigosos, arriscando suas vidas. Se o aborto acontecerá, de qualquer maneira, seria melhor e mais seguro para estas mulheres que ele fosse legalizado.
Não se trata apenas da vida do feto, mas da mãe. É muito fácil dizer que "aborto é errado" quando não é você que terá de criar a criança. Será a mãe a responsável por dar educação, casa, comida... por vezes sozinha ou sem condições para isso. Ao ter esse filho, a vida dela mudará totalmente, sendo que muitas vezes ela terá de abrir mão dos seus objetivos e sonhos para criar a criança. Será justo que a sociedade decida por ela?


*Ana Aguirre e Stephanie Soares tem 14 anos e estudam no Colégio Sevigné, de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário