quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher em Santa Cruz

é dia de luta contra privatização da água



O Fórum em Defesa da Água Pública promove uma plenária, nesta quinta-feira (8), às 19h, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A atividade agrega uma nova bandeira de luta ao Dia Internacional da Mulher: a não privatização da água no município. Há mais de um ano que o Fórum vem lutando contra a privatização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Santa Cruz do Sul, projeto defendido pela administração Kelly Moraes (PTB), que tem o PT na vice-prefeitura (Luiz Augusto Costa Campis).

Entre as painelistas convidadas para o debate desta quinta-feira, estarão presentes Cíntia Barenho, bióloga, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e do Centro de Estudos Ambientais, Maria Luiza Castro Smielewsk, professora da rede pública estadual e integrante do Movimento Mulheres em Luta – CSP-Conlutas e uma representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Segundo Célia Zingler, coordenadora do Fórum em Defesa da Água Pública e diretora presidenta da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul), a urgência das duas lutas justifica sua unificação: “Se não mantivermos a água sob controle público, a vida no planeta corre perigo. Além disso, as mulheres seguem sendo vítimas do sistema patriarcal e capitalista, que se beneficia com a desigualdade de gênero”.

O encontro, intitulado de “Mulheres unidas contra a privatização da água”, servirá também para lançar um movimento nacional pela água pública. O grupo pretende levar ao plenário um manifesto em favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita na Assembleia Legislativa gaúcha, e outro endereçado à presidenta Dilma Rousseff, a fim de que ela reverta as concessões já cedidas à iniciativa privada e promulgue uma lei evitando novas ações nesse sentido.

Fonte: RSUrgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário