quinta-feira, 27 de setembro de 2012

28 de setembro é o dia Latino Americano de luta pela legalização do aborto

Neste dia como em todos os outros reafirmamos: ABORTO NÃO É CRIME.
Na última semana, a OPAS (Organização Panamericana de Saude) premiou a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA) realizada pela Universidade de Brasília em parceria com ANIS. 

Esta pesquisa revelou a magnitude do aborto no Brasil urbano: 15% das mulheres declararam que já fizeram aborto, ou seja, 1 em cada 5 mulheres brasileiras de 18 a 40 anos já fizeram aborto.  Também  conhecemos a realidade das mulheres do campo e sabemos que o aborto clandestino é uma realidade também na vida destas mulheres. 

Temos que perguntar: vocês acham que uma em cada cinco mulheres brasileiras deve ir para a cadeia?

Outros estudos indicam que são principalmente as mulheres pobres e negras que sofrem as piores conseqüências da ilegalidade do aborto, enquanto quem tem dinheiro consegue realizar o aborto de forma segura.
Neste momento, está em curso no Brasil um processo de reforma do código penal. No capitulo dos crimes contra a vida há uma proposta em relação ao aborto que, embora avance se considerarmos o atual código, ainda mantém a possibilidade de criminalização. Há outros pontos desta proposta de reforma que também são problemáticos, como em relação à lei Maria da Penha e a criminalização do infanticídio. Com relação a este último ponto, acreditamos que esta questão de saúde deve ser tratada de maneira séria, já que na maioria dos casos está diretamente ligado a gravidez indesejada e a depressão pós–parto.

Sabemos que os setores conservadores do congresso não irão admitir nenhum avanço em relação a questão do aborto. Portanto, como discutimos na nossa reunião nacional, temos que tensionar nesta reforma para que o congresso e a sociedade entendam que o aborto não é crime e, por isso, não deve estar no código penal, mas deve ser regulamento no âmbito do SUS.

Neste dia 28 de setembro, queremos aproveitar para dar visibilidade às nossas denúncias em torno da criminalização do aborto, ao mesmo tempo em que devemos afirmar nossa luta pela autonomia das mulheres, pela legalização do aborto.
Enviamos em anexo a nota da Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto para circular em nossas listas e ser reproduzida nos estados neste 28 de setembro. Tambem podemos coletar assinaturas para a nota.

Enviamos também modelos de lambe-lambe, pois as jovens da UNE e da MMM farão colagens pelo Brasil afora.
Mandem fotos das atividades nos estados. E compartilhem as informações pelas listas e redes sociais.

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

Marcha Mundial das Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário