sábado, 1 de março de 2014

Informe e orientações para o 8 de março no RS

INFORME
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES RS
Fevereiro/2014

Companheiras,
O ano de 2014 começou com muitas agendas para o feminismo. Em janeiro, estivemos presentes no Fórum Social Temático construindo pontes na luta feminista. A presença das companheiras internacionais (Wilhelmina Trout/África do Sul e Yildiz Termurtukan/Turquia)  fortaleceu nosso movimento e contribuiu para a visibilidade da MMM e das nossas bandeiras. Através de oficinas, debate no Conexões Globais e a participação nos painéis centrais do FST, marcamos presença e deixamos nosso recado na luta por um outro mundo possível: livre do machismo, racismo, lesbofobia  e todas as formas de opressão.
A partir de fevereiro, nosso empenho será na construção do Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do Sistema Político.
Estamos inseridas na Campanha pelo Plebiscito Popular que acontecerá de 1 a 7 de setembro/2014. Nós consideramos que este é um momento histórico de mobilização, articulação e debate sobre o sistema político em nosso país, momento em que podemos ampliar a discussão com mais mulheres de todos os setores e inserir o debate do nosso feminismo junto aos movimentos mistos. Participe e organize comitês em sua cidade e espaços de luta e militância.

Para o mês de Março, listamos algumas das temáticas que estarão pautando nossas intervenções feministas junto ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. São Elas:

Prostituição
Queremos chamar a atenção para a pautas centrais para o feminismo neste ano. Uma delas é a realização da Copa no Brasil, na qual tem justificado que nossos corpos sejam negociados no Congresso Nacional. O debate sobre a regulamentação da prostituição está sendo feito de forma atropelada, e precisamos enfrentar esse debate, chamando a atenção da população.
Recentemente a SOF, lançou a publicação "Prostituição: uma abordagem feminista”, que nos traz importantes argumentos para denunciarmos a mercantilização do corpo das mulheres. A cartilha está disponível na internet: http://goo.gl/KZFKQ3
O vídeo "Nosso Corpo Nos Pertence?", também produzido pela SOF é um complemento com reflexões feministas sobre a mercantilização do corpo e da vida das mulheres, a construção social da sexualidade e a prostituição. Veja aqui: http://goo.gl/uB3cE1

Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
O plebiscito vai perguntar – Você é a favor Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?Nós dizemos sim, mas um sim com a pauta feminista. Por isso, estaremos nos dedicando, a tal debate a partir do 8 de março.
Acesse a Cartilha do Plebiscito: http://goo.gl/CYFAmD
Veja o compilado de textos feministas sobre Plebiscito produzido pela MMM-POA:http://goo.gl/UlH7Fw
Agende-se para a formação que o Comitê Estadual do Plebiscito:
  • Dia 21 e 22/03- Formação para formadores e formadoras do RS.

Jornada de Luta Mulheres do Campo e da Cidade
A Jornada de Luta conjunta da MMM com as mulheres da Via Campesina (MST, MMC, MPA, MTD, Levante da Juventude) acontece de 8 a 15 de março em várias cidades do RS.
Nesse ano estaremos tratando “O que as mulheres querem”. Nós queremos:
- Reforma Agrária Popular; efetivação do Programa Camponês
- Fim da Violência contra as mulheres
- Mais Creches
- Padrão nenhum - nem da FIFA, nem dos nossos corpos
- A Reforma do Sistema Político

As ações acontecerão especialmente nos municípios: Caxias do Sul, Frederico, Palmeiras, Pelotas, Lit. Norte, Passo Fundo, Santa Maria, Cachoeira, Canoas

Entre em contato com as companheiras dos movimentos em sua cidade para construir e se somar nas atividades planejadas.
Para quem está em POA entre em contato direto com a companheira Cíntia para saber como serão nossas atividades

Operação Lambe-Lambe:
Sugerimos que os municípios organizem operações lambe-lambe. No blog da MMM tem dicas de como organizar a operação http://marchamulheres.wordpress.com/operacao-lambe-lambe/
O arquivo dos lambes está aqui: http://goo.gl/qTMmYH
Existem basicamente duas formas de fazer a colagem:
#Na calada da noite > versão extensiva e anônima: pode ser feita em grandes mutirões, permite cobrir áreas maiores, gerando surpresa no dia seguinte.
#À luz do dia > versão intensiva e performática: exige contato direto com as pessoas que estão passando na rua. Nesse caso, é bom ter uma pessoa a mais em cada equipe para ir conversando com quem se aproximar e possivelmente um panfleto informativo para distribuir.
É simples, não requer prática ou habilidade e dá o que falar.
Vamos pra rua

Feminismo 2.0
Fiquem atentas ao ativismo via internet “Nas ruas, nas redes, no roçado” que o coletivo de comunicadoras da MMM estará promovendo durante o mês de março. Tua participação é importante ampliar ainda mais a pauta feminista nas redes sociais.

Fórum Estadual de Mulheres RS
Mandaremos na sequência a agenda de atividades promovidas pelo Fórum. Tente somar-se

Por fim, para a primeira quinzena de Abril, estamos planejando fazer nossa Plenária Estadual da MMM-RS. Fique ligada e infome as companheiras do seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário