terça-feira, 28 de julho de 2015

Nota sobre o convite para a Conferência de Políticas para as Mulheres de Santo Antônio da Patrulha-RS


Nota sobre o convite para a Conferência de Políticas para as Mulheres de Santo Antônio da Patrulha-RS

Nós, mulheres da Marcha Mundial das Mulheres, em plenária metropolitana realizada no último sábado, dialogamos sobre a arte do convite da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha para a Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Num cenário em que muitos prefeitos se negam a chamar e colaborar com a organização das conferências, o esforço da Prefeitura, da Coordenadoria e do Comdim devem ser saudados e reconhecidos. O grande mérito destes agentes, no entanto, está sendo apagado pelo equívoco cometido na escolha da arte da conferência.

Não temos como nos furtar de manifestar nosso repúdio a esta arte que expressa sexismo e misoginia. Todos os dias nós mulheres lutamos contra a violência, urbana e doméstica. Nós lutamos contra a opressão e discriminação, lutamos  por igualdade de direitos em todos os espaços, e buscamos todos os dias que nossa imagem não seja utilizada de forma  humilhante e depreciativa para vender ou propagandear o que quer que seja.

Como resultado da mobilização  das mulheres brasileiras, nós conquistamos as Conferências de Políticas Públicas para as Mulheres, como forma de garantir as políticas públicas que promovam a igualdade de gênero. Estes espaços são muito caros para nós, pois construímos cada proposta, cada Plano de Políticas para as Mulheres e com isto vamos construindo autonomia para as mulheres.

Mas quando o poder público reproduz a lógica de mercantilização dos nossos corpos, fazendo uma ligação machista e quase incompreensível entre o corpo da mulher  e um sapato, faz com que reforce a imagem da mulher como objeto e sexualizada.

Por isto queremos solicitar que este convite seja substituído por outro até a data da Conferência Municipal, prevista para acontecer dia 18 de agosto próximo,  que valorize a autonomia e liberdade, que respeite as mulheres da cidade de Santo Antônio da Patrulha, e que mostre a valorização que a Prefeitura deve dar à todas as mulheres. Uma nova arte que esteja a altura do empenho e da dedicação que a Prefeitura, a Coordenadoria e o Comdim estão tendo para garantir a realização da Conferência.

A nossa luta é todo o dia, somos mulheres e não mercadoria!

Marcha Mundial das Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário