segunda-feira, 21 de maio de 2018

Nota de Apoio as Professoras/es Perseguidas, em especial a marchante Vanessa Gil



#RepúdioAoEscolaSemPartido

A Marcha Mundial das Mulheres vem a público manifestar seu apoio a todas as Professoras e Professores perseguidos por fazerem seu trabalho e darem aulas que promovam a cidadania. 

Em especial apoio a Professora Estadual do RS Vanessa Gil que está sofrendo uma campanha difamatória pela página “Escola Sem Partido” com agressões verbais e tendo suas fotos e as postagens de seu facebook particular exposto de forma distorcida e criminosa. A dita página incita uma campanha difamatória e com discurso de ódio contra nossa companheira professora usando suas frases, post e até uma gravação de suas aulas sem autorização e de forma a distorcer seus conteúdos, palavras e manifestações.




A escolha da companheira Vanessa não foi por acaso, pois ao se identificar publicamente como petista e feminista afirmando que tem posição politica e que suas aulas serão ditadas pela Laicidade do Estado e por tentar construir juntamente com seus e suas estudantes pensamento critico e o debate por igualdade de gênero, de classe social e de raça ela se torna alvo da perseguição. 

Perseguição contra todos e todas lutadoras pela democracia e liberdade, perseguição que remonta ao século passado e a perseguição a professores, artistas e funcionários públicos em geral nos EUA, que ficou conhecida como Macartismo. Durante a Ditadura civil-militar o Brasil também viveu seu período de perseguição aos que insistiam e falar e pensar livremente, inclusive com torturas e assassinatos encomendados pelos Generais/Presidentes da nação, como ficou comprovado nos documentos recentemente revelados dos arquivos do FBI.

Nós não permitiremos que estes tempos obscuros de nossa história retornem, não vamos calar ou nos esconder como querem os integrantes deste grupo que persegue e difama educadoras, jornalistas e militantes das causas sociais. Vamos nos apoiar e gritar juntas que as professores e professores tem direito a liberdade de expressão e de pensamento dentro e fora de sala de aula, que a escola tem direito e necessidade de ser um ambiente promotor e propulsor de direitos, do livre pensar, formular e falar.

Na gravação divulgada sem a autorização da professora vemos que ela cumpre seu papel de educadora e corrige alunos que interrompem as colegas, garante o direito de fala das meninas e não permite que brincadeiras e conversa paralelas perturbem o bom andamento dos debates, a professora manifesta sua opinião com os alunos e alunas tem o direito de manifestar suas opiniões. 

O que repudiamos é o incitamento a violência e a distorção das palavras de quem se desafia diariamente a estar em sala de aula com salário parcelado, sem aumento e com sua dignidade ameaçada!

#FeminismoNaEscola

# FeminismoEmTodoLugar

#FeminismoParaMudarOMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário