quarta-feira, 4 de março de 2020

8 de março 2020, em Porto Alegre

                                  vamos para às ruas:
                                     Pela vida das mulheres. Contra as violências.
                                     Por empregos, educação, saúde e aposentadorias.
                                     Fora Bolsonaro, Eduardo Leite e Marchezan.




                        PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

08/03 - 10H
ATIVIDADES CULTURAIS
Onde: Orla do Guaíba

09/03 - 14H
ATIVIDADES CULTURAIS
Onde: Largo Glênio Peres

09/03 - 17H30
GRANDE ATO DO DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES
Onde: ESQUINA DEMOCRÁTICA O dia 8 de Março é DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES, tendo origem nos levantes de trabalhadoras, que defenderam com luta e mobilização suas vidas e seus direitos em períodos decisivos da história.

Enfrentamos um momento de retrocesso violentos e retirada de direitos. O governo Bolsonaro, alinhado ao fascismo e ao conservadorismo, assim como Eduardo Leite, Marchezan e diversos outros governos no mundo, implementam o que há de mais cruel no capitalismo, aprofundando o desmonte do Brasil, destruindo nossos direitos e nossa qualidade de vida. Nesta situação precária e de aprofundamento da desigualdade social, somos nós, MULHERES, as mais atingidas, e novamente a história pede que estejamos à frente das lutas.

Nós, mulheres, já somos as que têm os menores salários e estamos nos trabalhos mais insalubres, gerenciamos sozinhas, na maior parte das vezes por falta de opção, mais da metade das famílias do país, cumprimos duplas e triplas jornadas, sofremos violência obstétrica, violência doméstica, assédio e temos medo de andar nas ruas. Morremos aos milhares, vítimas de abortos ilegais e sem acesso a atendimento médico.

Com as Reformas Previdenciária e Trabalhista, a Lei de Terceirização e a PEC da Morte (EC95) fomos jogadas em um caos ainda maior. Há falta e precarização de escolas, creches, hospitais, faculdades, transporte e iluminação públicos. O serviços públicos que nos atende estão sendo exterminados, os salários dos professores e de diversas outras categorias parcelados, as empresas públicas sendo vendidas a preço de banana, não há remédios no SUS, e provavelmente você vai morrer sem conseguir se aposentar. A comida está mais cara e conseguir um emprego está cada vez mais difícil. Eles pedem para que nos sacrifiquemos, mas os grandes empresários nunca receberam tanta isenção de impostos e os banqueiros lucram como nunca, principalmente com os juros da dívida pública.

Tentam nos desanimar, convencer que estamos sozinhas e de que não podemos fazer nada para mudar essa realidade. Muitas vezes nos sentimos impotentes. mas isso é mentira! A força das mulheres unidas e organizadas já mudou a história diversas vezes. Esse é o momento da nossa geração. Nossa resposta deve ser coletiva e proporcional aos ataques realizados! É preciso construir a Luta Internacional de Mulheres! É fundamental tomarmos as ruas no mês de março!

O revólver que atira em Chica, não atira em Francisco!
Pela vida das mulheres, na defesa da democracia e contra a violência como política de estado

Bolsonaro e seus comparsas implementaram uma política autoritária, antidemocrática, violenta e de terror. Justificam sua truculência com a promessa de que mais armas e mais policiais aumentariam a segurança dos “cidadãos de bem”. Mas as políticas deste (des)governo, que tira a assistência do povo para dar dinheiro aos bancos, instiga a violência entre civis, militariza a polícia, dissemina discursos de ódio contra mulheres, LGBTQI+, negros, indígenas, deficientes e movimentos sociais, só aumentou a violência.

O último ano foi marcado por um crescimento escandaloso do número de homicídios em conflitos no campo, assassinato de indígenas, de participantes de movimentos sociais e de jovens negros e negras em ações policiais, como no caso da menina Agatha, de apenas 8 anos. Além de que, triplicou em janeiro de 2020 o número de Feminicídios, em relação ao mesmo mês do ano anterior. TRÊS VEZES MAIS MULHERES MORTAS por seus ex ou atuais namorados, companheiros ou maridos! Apesar disso, Bolsonaro e sua ministra Damares Alves ZERARAM o orçamento para a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.

Além de tudo isso, esses governos são uma catástrofe ambiental. Desde que foi eleito, Bolsonaro liberou diversos agrotóxicos que são proibidos no mundo inteiro e envenenam a comida que vai para nossas famílias, a Amazônia foi abandonada em chamas, as pessoas tiveram que tirar com as próprias mãos o óleo que devastou nossas praias e diversos projetos prometem acelerar a destruição do nosso planeta. Aqui em Charqueadas e Eldorado, ao lado de Porto Alegre, assim como em outros municípios Brasileiros, estamos sendo ameaçadas por projetos de mega mineradoras, que seguem o modelo que causou as tragédias de Mariana e Brumadinho.

Não é mais possível manter esta sociedade machista e capitalista, que só nos explora. Não podemos ficar de braços cruzados, assistindo Bolsonaro, Eduardo Leite e Marchezan terminarem seus mandatos e acabarem com nossos direitos, nossas vidas, o município, o estado, o país e o planeta! Queremos ter direito a decidir sobre nossos corpos, ter acesso a lazer, saúde, educação, emprego, aposentadoria. Pela suspensão das reformas que aprofundam o desmonte o Brasil. Os empresários e banqueiros que paguem suas contas!

VEM COM A GENTE PRA RUA
NESTE 9 DE MARÇO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário