segunda-feira, 9 de março de 2020

Encontro Estadual de Formação da Marcha Mundial das Mulheres RS

5a ação internacional da
Marcha Mundial das Mulheres: Resistimos para viver, 
Marchamos para transformar!

Olá a todas, passadas as atividades do dia 8 de março, teremos a nossa atividade formativa no dia 14 próximo, em Porto Alegre. Esta atividade tem o caráter de Encontro Estadual de Formação para que as marchantes de todo o Estado possam estar participando e depois repliquem em seus municípios, respeitadas as necessidades locais (os temas locais devem ser priorizados para a manutenção das lutas de cada município ou região).
A Executiva Estadual da MMM RS tem o maior interesse que todos os núcleos estejam representados e para isto poderemos arcar (no formato de reembolso) com o deslocamento de 1 marchante de cada núcleo. Podendo este recurso ser aproveitado para o deslocamento em carro particular, proporcionando a vinda de mais marchantes. Façam um esforço e venham, ainda dá tempo!
Quanto a hospedagem podemos ver nas casas das companheiras de PoA para as que precisarem chegar na sexta-feira (13), informem no formulário de inscrição para que as marchantes de PoA se organizem.
A alimentação no sábado (almoço) será garantida pelo evento para as marchantes que não puderem arcar. Ofereceremos café e água durante todo o encontro. Haverá lanches para vender.
Vendas da banca: Várias companheiras levaram copos para vender em seus núcleos durante as atividades deste mês. Lembramos que nossos recursos são escassos e por isto solicitamos que façam um esforço para vende-los e repassar os valores o mais breve possível para o caixa. O prazo é até o final de março.
“Agora é pra fazer valer. Sou força, porque todas nós somos. Sigo porque seguiremos todas nós juntas. Eu sou Marielle Franco: mulher, negra, mãe, da favela. Eu sou porque nós somos”
Neste 8 de março fizemos o Lançamento da 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres e organizaremos muitas atividades, até o 17 de outubro, quando acontecerá o encerramento da 5ª Ação. Cada uma destas atividades será voltada para um tema de forma mais específica, todos estes temas presentes em nossas ações, nestes 20 anos.
No dia 14 de março completará 2 anos da morte da Marielle e queremos falar sobre o racismo, o machismo, a lestransfobia e os feminicídios no Brasil. Para este Encontro contaremos com a parceria de outras organizações, que fazem parte do nosso leque de alianças.



Encontro Estadual de Formação da Marcha Mundial das Mulheres
Nossos desafios e estratégias na luta feminista em 2020

Dia 14/03/2020, das 9h às 17h, no Sindipetro RS (Av. Lima e Silva, 818 - Porto Alegre).

Programação:

Das 9h às 12h

A resistência feminista continua alerta: Vamos falar sobre o racismo estrutural e o genocídio da população negra, lestransfobia e feminicídio.

Convidamos:

- Luana Pereira, Mestre em sociologia. Conselheira do conselho diretor da Themis

- Bruna Letícia de Oliveira dos Santos - historiadora, coordena o Grupo de Estudos NEFIG - núcleo de estudos feministas, internacionais e de gênero. Pesquisadora de História das Mulheres a partir da teoria feminista negra. Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Caxias do Sul

Sem Culpa, Nem desculpa – Mulheres livres de violência no campo e na cidade, nas comunidades tradicionais e ativistas em defesa dos bens comuns

Convidamos

- Letícia Paranhos, do Núcleo Amigos da Terra Brasil, Coordenadora internacional do programa JERN (Justiça Econômica e Resistência ao Neoliberalismo).


--------------Intervalo para o almoço----------------

Das 14h às 17h

Resistimos para Viver, marchamos para transformar

Por todo o mundo, as mulheres irão compor uma agenda intensa de ações para confrontar o contexto atual de recrudescimento do neoliberalismo e do conservadorismo, e reforçar o feminismo como resposta coletiva antissistêmica. Unidas por uma visão global e internacionalista, as mulheres irão fortalecer a luta feminista a partir das suas pautas locais.

Convidamos:

- Denise Mantovani, jornalista, pós- doutora em Ciência Política e Pesquisadora em Teorias Feministas; Rede de Pesquisadoras em Feminismos e Política, Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Porto Alegre.

5ª Ação Internacional da MMM – Coordenação Executiva MMM RS
Nossas pautas, mobilização e agendas para 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário