segunda-feira, 30 de março de 2020

Pela vida das mulheres, vamos ficar em casa!



Companheiras da Marcha Mundial das mulheres

Sabemos que estamos passando por um momento muito difícil, economicamente e emocionalmente. Mas pedimos encarecidamente às companheiras: pela vida de todas nós, fiquem em casa!

Alguns fatos sobre o coronavírus:

1) ele não atinge só idosos. No Brasil e em outras partes do mundo temos casos graves e inclusive mortes de jovens (links com as informações ao final do texto). Segundo o Ministério da Saúde, quase 50% dos casos GRAVES são em jovens e adultos.

2) ainda que possam ser minoria no grupo de risco, jovens podem ser transmissores da doença. Isso é, podem apresentar sintomas leves, porém, ao andar por aí vão espalhar o vírus. Muitos, ainda, não apresentam sintomas! Isso significa que eles têm o vírus, mas saem espalhando ele por aí porque acham que não estão infectados, pois não apresentam sinais. Ficar em casa é a melhor forma de proteger a si e proteger os outros!

3) O governo Bolsonaro está propondo o “isolamento vertical”, isto é, isolar somente os idosos. Isso não funciona, e explicamos o porquê: Muitos idosos vivem junto com seus filhos e netos. Segundo dados de matéria do El País, ao menos um a cada quatro jovens com idade entre 24 e 34 anos vive com os pais. Segundo o IBGE, 66% dos idosos do nosso país vivem com outros familiares que não o cônjuge. Isso significa que esses idosos em algum momento terão contato com jovens. Ou seja, se esses jovens saírem na rua, vão trazer o vírus para casa e podem infectar seus pais ou avós.

4) Levantamento feito pelo Imperial College, de Londres nos mostra as projeções para o Brasil: com isolamento social intensivo, serão 44 mil mortes. Com o isolamento apenas de idosos, esse número sobe para 529 mil mortos! Os números pioram conforme se flexibilizam as medidas de isolamento. Precisamos TODOS ficar em casa! Foram os levantamentos dessa instituição inglesa que fizeram o governo da Inglaterra mudar sua atitude frente ao vírus e passar a adotar medidas mais fortes.

5) estamos lutando para que o poder público garanta as condições para que todas e todos possam ficar em casa, isto é: ajuda financeira para autônomos/informais/ por conta própria; suspensão da cobrança de contas de água luz etc. Em vários estados as medidas de anistia de contas já estão sendo implementadas, e no dia 27 de março o Congresso Nacional aprovou uma renda básica emergencial no valor de 600 reais por trabalhador/a, sendo 1200 reais para mães solteiras. Agora, precisamos pressionar para que essa proposta passe no Senado.  Enquanto isso não acontece, estamos organizando vaquinhas. Logo iremos soltar as informações!

6) Não podemos acreditar nas carreatas que estão sendo organizadas pelos bolsonaristas! Eles querem lucro acima de tudo, inclusive da vida. Não querem que a economia pare, mesmo que para isso tenha que morrer muita gente. São empresários egoístas que SABEM que o CORONAVIRUS MATA. Querem te enganar (vão pras ruas, mas sem sair do carro) enquanto ELES FICAM EM CASA PROTEGIDOS.

7) Sabemos que a situação está difícil, mas se queremos continuar vivendo – inclusive, continuar trabalhando -, precisamos sobreviver a esse vírus, e para isso precisamos ficar em casa! Sabemos que há dificuldades financeiras, principalmente das companheiras que estão por conta própria, produzindo alimentos, artesanato, roupas ou outros produtos para vender. Enquanto as medidas financeiras não são aprovadas, estamos organizando uma vaquinha para nossas companheiras. Disponibilizaremos as informações sobre ela logo mais!

Pelas nossas vidas, pelas vidas de nossas companheiras, de nossas amigas, nossas mães, irmãs, filhas e todas as pessoas: vamos ficar em casa! 

E vamos gritar bem alto em todas as janelas: Fora Bolsonaro genocida!

#FicaemCasa
#ForaBolsonaro

Para saber mais
Canal do Atila Iamarino (biólogo, pesquisador e divulgador científico):  https://www.youtube.com/channel/UCSTlOTcyUmzvhQi6F8lFi5w

Nenhum comentário:

Postar um comentário