sábado, 29 de agosto de 2020

Economia Feminista: difusão das oficinas produtivas de sabão

Mulheres do coletivo Dandara da Ocupação Urbana Zumbi dos Palmares (Humaitá - POA) e mulheres do coletivo Mães de Periferia (Esteio) chamam todas as mulheres de suas comunidades a participarem da oficina de produção de sabão, com objetivo de organizarem formas de geração de renda baseadas na solidariedade, reciclagem, ecologia, cooperação e feminismo. 

Após oficina em parceria com o Sabão da Terra , o conhecimento adquirido é compartilhado com moradores das comunidades, aumentando a rede de mulheres que produzem de forma autônoma e auto-organizada outra forma de fazer economia. 

O conhecimento de produção de sabão a partir de óleo vegetal reutilizado é antigo e geracional. Sua produção promove a reciclagem dos óleos usados e das formas plásticas de uso cotidiano (potes de margarina ou garrafas pets), fortalece as redes comunitárias a partir do trabalho coletivo de coleta de materiais e do trabalho auto-gestionado, gera renda e autonomia. O sabão é produto essencial para as tarefas cotidianas de cuidado, além de combater contaminação por microorganismos prejudicais a saúde humana como no caso do Covid-19.

Esta ação faz parte das Ações de Solidariedade Feminista organizadas desde o ínicio da pandemia, pela Marcha Mundial das Mulheres RS.

Todas as participantes devem se proteger, utilizando máscaras, óculos, alcool gel e manter distanciamento mínimo umas das outras.


Oficina na Ocupação Zumbi a acontecer dia 13/09/2020



Oficina em Esteio realizada em 26/08/2020


  • Sabão da Terra - https://www.facebook.com/terrasabao/
  • Mães de Periferia - https://www.facebook.com/esteioRS/
  • Coletivo de Mulheres Dandara - https://www.facebook.com/Coletivo-de-Mulheres-Dandara-107948117704127/


VÍDEO - Mães da periferia oportunizando geração trabalho e renda e consumo pessoal: https://pt-br.facebook.com/MarchaMundialRS/posts/4553149694710190?__tn__=-R

Nenhum comentário:

Postar um comentário