quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ECONOMIA FEMINISTA E AÇÕES DE SOLIDARIEDADE - OFICINA DE SABÃO



ECONOMIA FEMINISTA E AÇÕES DE SOLIDARIEDADE - OFICINA DE SABÃO

No dia 1 de agosto de 2020 foi realizada oficina de sabão com mulheres de diferentes territórios urbanos da cidade de Porto Alegre e de Esteio. através da parceria entre a Marcha Mundial das Mulheres RS, Sabão da Terra, Quilombo do Sopapo, Ocupação Zumbi dos Palmares, Coletivo Ouça Mulher e Mães de Periferia.

Foi garantido o distanciamento social das participantes e fornecido equipamentos de segurança para manuseio de produtos químicos e para prevenção e combate ao Covid-19, como máscaras, álcool em gel e óculos.

A oficina foi pensada dentro das ações de solidariedade organizadas como enfrentamento a pandemia que expos ainda mais as injustiças sociais. As e os responsáveis pelo empreendimento Sabão da Terra compartilharam seus conhecimentos de como fabricar sabão artesanal a partir de óleo de cozinha, oportunizando as mulheres de diferentes territórios produzirem produtos para geração de renda, autonomia financeira, reciclagem, higienização, combate a transmissão do vírus e, desse modo, construindo uma outra economia baseada nos valores do feminismo e da solidariedade

Sobre as organizações envolvidas:
Marcha Mundial das Mulheres RS: núcleo estadual da MMM, movimento de mulheres internacional que desde 2000 atua para mudar o mundo e mudar a vida das mulheres em um só movimento.
Sabão da Terra: empreendimento solidário e ecológico de produção de sabão com óleo de cozinha reciclado e ervas.
Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo: espaço comunitário que há 12 anos busca incentivar e desenvolver ações comunitárias que integrem arte, cultura, cidadania e economia solidária.
Ocupação Zumbi dos Palmares: localizada no bairro Humaitá em POA a ocupação foi iniciada, organizada e, até hoje, liderada por mulheres em luta por moradia e liberdade.
Mães de Periferia: coletivo de mulheres na cidade de Esteio, mães solo que trabalham em rede solidária, a partir dos princípios do movimento da Marcha Mundial das Mulheres, atuante no município desde 2010.
Coletivo Ouça Mulher: grupo de mulheres do Morro da Cruz - POA que nasceu em meio a pandemia, conectando mulheres na periferia e organizando ações de solidariedade.

O livro "Economia feminista e ecológica: resistências e retomadas de corpos e territórios" recém lançado pela Sempreviva Organização Feminista aborda a importância do diálogo entre essas duas economias, as críticas ao modelo hegemônico vigente que não considera o trabalho de cuidados como base da economia, entre outras discussões, a partir de histórias de parceria dos movimentos feministas e sociais. <https://www.sof.org.br/economia-feminista-e-ecologica-resistencias-e-retomadas-de-corpos-e-territorios/>










Nenhum comentário:

Postar um comentário