segunda-feira, 8 de março de 2010

Lançamento do Livro: As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres


Para marcar este um século de organização e mobilização das mulheres, a SOF juntamente com a editora Expressão Popular publicam o livro "As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres", de Ana Isabel Álvarez González, traduzido do espanhol. Leia abaixa sinopse do livro:

Diversas são as histórias que tentam contar a origem do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março ao redor do mundo.

Conhecer as motivações e desvendar os mitos e os fatos que deram origem ao 8 de março é o que nos traz o livro de Ana Isabel Álvarez González, agora traduzido para o português. A pesquisa realizada pela autora vai a fundo conhecer a história do movimento de mulheres socialistas do final do século 19 e início do século 20. Revela embates e contradições dentro do movimento socialista quanto ao reconhecimento da importância da igualdade entre os sexos e da libertação das mulheres.

A luta das mulheres reivindicava o direito ao voto, ao reconhecimento como portadoras de bens e direitos, o acesso ao trabalho e ao espaço público. A autora relata os acontecimentos do trágico e marcante incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos, onde mais de cem operárias foram mortas. Tal evento foi de suma importância para o desenvolvimento do movimento operário estadunidense, no entanto, a autora desconstrói o mito que o vincula à criação do Dia Internacional das Mulheres.

Ao se completar um século desde que as mulheres socialistas reunidas em Copenhague aprovaram a proposta do Dia Internacional das Mulheres, a recuperação do significado dessa data é uma contribuição importante para a reflexão sobre os desafios, as formas de organização e as reivindicações que mobilizam a lutadas mulheres ainda hoje.

Acompanhe uma breve síntese sobre e surgimento do 8 de Março em http://www.sof.org.br/publica/Dia_Internacional_da_Mulher-SOF-Em_busca_da_memoria_perdida-ATUALIZACAO2010.pdf

Programação em Várzea Paulista

13 de março

12h - Marcha sai de Jundiaí e chega a Várzea Paulista às 12 horas, pela avenida Fernão Dias Paes Leme
Atividades: Feira Solidária, Casa da Beleza e Teste Rápido de HIV

16h - Lançamento do livro - 100 anos de 8 de março com grande debate e participação de mulheres: trabalhadoras rurais do Piauí, indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol e Movimento Nacional de Quilombolas, entre outras

18h - Ato Político Cultural

19h30 - Show com Leci Brandão
Local: Avenida Projetada, ao lado da Prefeitura

14 de março

7h - Despedida de Várzea Paulista e saída da Marcha rumo ao Km 46,5 da Rodovia Anhanguera

Nenhum comentário:

Postar um comentário