segunda-feira, 1 de março de 2010

MULHERES NO FRONT

Mostra de Cinema marcará a passagem do Dia Internacional da Mulher

Mulheres no
Front terá
exibição de
sete filmes,
de 02 a 11
de março,
na Casa
dos
Bancários,
com
entrada
franca

Lemon Tree, Libertárias, Norma Era, Provoked e Silkwood integram a Mostra de Cinema Mulheres no Front. A mostra é uma iniciativa do SindBancários com o apoio da Federação dos Bancários RS, Apcef/RS e entidades feministas. O objetivo é dar ao 8 de Março deste ano, Dia Internacional da Mulher, um significado ainda mais especial.

A diretora da Feeb/RS, Denise Corrêa, observa que os filmes abordam as principais lutas das mulheres por direitos essenciais e também pelo seu espaço na sociedade. “Através da mostra queremos enfatizar a força e determinação das mulheres na construção de um novo mundo. Um mundo onde há direitos iguais para todos e todas, sem discriminação por sexo. Através da exibição destes filmes vamos gerar momentos de intensa reflexão e debate”, diz a dirigente.

Saiba mais sobre os filmes da Mostra

As lutas operárias e sindicalistas estão representadas nos filmes Norma Rae (1979) e Silkwood - O retrato de uma coragem (1983), com atuações antológicas de Sally Field e Meryl Streep.

Norma Rae é baseado na história real de Crystal Lee Sutton, que liderou uma campanha contra as condições de trabalho oferecidas pela empresa em que trabalhava. O filme recebeu diversas premiações, inclusive, tendo Sally Field premiada com o Oscar de melhor atriz.

Silkwood - O retrato de uma coragem também é baseado em uma história verídica. Karen Silkwood é funcionária de uma fábrica de componentes nucleares que denuncia publicamente casos de contaminação entre os operários. O filme, do premiado diretor Mike Nichols, é uma crítica não somente à empresa, mas ao governo.

O filme que intitula a mostra, Mulheres no Front (1965), (Le Soldatesse) é uma denúncia contra os abusos da Segunda Guerra e, principalmente, contra a política militarista de Mussolini. A guerra civil espanhola é tematizada em Libertárias (1996), filme de Vicente Aranda, é um verdadeiro canto épico sobre a guerra e o papel que a mulher desempenha em tal evento.

Lemon Tree (Etz Limon) (2008) aborda o eterno conflito entre israelenses e palestinos. Baseado em história real, conta a história de resistência de uma mulher árabe.

Os anos de chumbo são retratatos em Que bom te ver viva (1989), de Lucia Murat. Misto de documentário com ficção, o filme conta com a premiada atuação de Irene Ravache. O filme aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois.

A mostra ainda promove o lançamento em Porto Alegre do filme inédito Provoked - Desejo de Liberdade (2006), co-produção entre a Inglaterra e a Índia, um vigoroso drama sobre violência doméstica, inspirado em fatos reais.

Confira os horários de exibição:

http://www.bancariospb.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5580&Itemid=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário