terça-feira, 7 de abril de 2020

Campanha de solidariedade às mulheres em tempo de quarentena MMM RS



Companheiras,

Neste momento de quarentena, por causa da pandemia do Covid-19, sabemos que as mais impactadas são as mulheres por diversas razões. Por isso, organizamos esta campanha de solidariedade às mulheres durante este período para auxiliar aquelas que mais precisam. Aquelas que não podem sair de casa para trabalhar e garantir o sustento da sua família. 

Focamos em dois pontos de coleta de alimentos e produtos: 

- A Ocupação Baronesa, localizada na Cidade Baixa de Porto Alegre, aos cuidados da companheira Alice.
Ali é um centro de referência da população indígena do RS, e o que coletarmos será destinado às famílias indígenas do Cantagalo e de Itapuã, além daquelas que vivem em contexto urbano. As mulheres indígenas não estão podendo sair às ruas e vender seus artesanatos, sua principal fonte de renda. Os principais produtos que devem ser destinados à este ponto são: batata doce, batata branca, aipim, moranga, banana, maça e manga. Também fumo de corda e sabão em pó e em barra (isto porque os costumes são diferentes dos nossos)
Endereço: Travessa Comendador Batista, 26 - Cidade Baixa - Porto Alegre

- A Comuna da Arvoreda, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, aos cuidados da companheira Fabiane.
Ali é uma comuna urbana, com objetivo de viver de uma maneira comunitária, solidária e justa em contexto urbano. Uma das principais características dessa comunidade urbana é a inspiração ecológica das práticas, que incluem alimentação, gestão dos resíduos, consumo consciente e muitas conexões com os mundos rural e natural. Há anos é um ponto de referência para diversos coletivos, de iniciativas da economia solidária e dos movimentos sociais. Ali podem ser doados: alimentos não perecíveis em geral, leite, produtos de limpeza, absorvente, fraldas e produtos de higiene pessoal. 
Endereço: Rua Fernando Machado, 492 - Centro Histórico - Porto Alegre

A MMM RS também compartilha outras iniciativas de solidariedade que estão ocorrendo pelo estado, como a organizada pelo Comitê Popular em Defesa do Povo Contra o Coronavírus que divulgou diversos pontos de coleta de doações pela cidade de Porto Alegre. Confira aqui: http://camp.org.br/2020/04/04/organizacoes-lancam-comite-popular-em-defesa-do-povo-contra-o-corona-virus/





Pedimos que todas as marchantes e amigas compartilhem este card, com muito comprometimento e solidariedade. Já estamos sabendo que a quantidade de doações que chegam na Baronesa para população indígena não está sendo suficiente. Também pedimos que as companheiras que tenham relação com outros pontos de referência pelo estado que possam entrar na nossa companha de solidariedade às mulheres, informem a coordenação da executiva estadual. 

Aproveitamos para mandar junto, em anexo, o último informe da executiva estadual para mobilização, àquelas que ainda não receberam ou não viram.

Seguiremos marchando até que todas sejamos livres, mas fique em casa! Vamos, em breve, realizar formações online para que possamos nos manter minimamente organizadas e conectadas.


--
Resistimos para viver, Marchamos para transformar

Nenhum comentário:

Postar um comentário