quarta-feira, 15 de abril de 2020


ORIENTAÇÕES PARA AS 24 HORAS DE AÇÃO FEMINISTA: 24 DE ABRIL

FIQUE EM CASA!

Neste ano de 2020, realizamos a nossa 5ª Ação Internacional e organizamos uma agenda intensa de ações. Devido Ã  quarentena contra o covid-19, tivemos que mudar e nos reinventar para mantermos nossa agenda, ainda que de outra maneira. A luta feminista continua!

Realizamos as 24 horas de Solidariedade Feminista no dia 24 de abril. A data marca o dia em que o edifício Rana Plaza desmoronou, em 2013, levando à morte cerca de mil pessoas, a maioria mulheres. Neste ano de 2020, a ação será contra o poder das transnacionais: vamos denunciar o avanço do poder corporativo, que precariza a vida, aprofunda desigualdades e destrói a natureza, enquanto tenta se apropriar da agenda das lutas feministas e esvaziar seu sentido político de transformação. O poder das transnacionais influencia todas as esferas da sociedade. Em momentos de crise como o atual, as transnacionais continuam se preocupando com o lucro e não com a vida, e por isso nunca priorizam a produção para as necessidades básicas, como podemos ver com a falta de itens básicos de saúde para atendimento da população suspeita ou doente pelo covid-19.

Neste 24 de abril, estaremos conectadas das 12h às 13h (horário de Brasília) para acompanhar uma transmissão ao vivo, online, de vídeo, através dos nossos diferentes canais de comunicação, organizada pelo Coletivo de Comunicadoras da MMM no Brasil.

Essa ação faz parte da 5ª Ação Internacional da MMM. Durante 24 horas, em cada país, a Marcha vai expressar sua solidariedade concreta às mulheres trabalhadoras ao redor do mundo, transmitindo nossas denúncias e apresentando nossas alternativas, compartilhando conteúdos que servem para nosso processo permanente de organização e educação popular.

Para nos prepararmos para esta ação no dia 24 de abril, vamos organizar, da forma como for possível – online –, conversas e formações para refletir sobre o poder das transnacionais e a relação com o momento de crise que estamos enfrentando.

Existem muitas possibilidades e ferramentas para organizar esses encontros virtuais internos: por conversas e trocas de áudio nos grupos da Marcha no WhatsApp, Telegram ou Signal; pela plataforma Jitsi, onde podem ser criadas salas para reuniões virtuais; e também pela plataforma Discord. Estas plataforma pode ser acessada tanto por celular quanto por computador. Todo o encontro pode ser realizado apenas através de áudio, não é necessário possuir uma câmera, deste modo a conexão funciona com mais agilidade. No caso de poucas pessoas na sala de reunião, o modo de vídeo pode ser usado para as companheiras poderem se ver. O importante é encontrar a forma de comunicação que funcione para cada realidade local e que nos mantenha conectadas.

Vamos focar nas demandas e realidades locais e, principalmente, buscando compreender como estas empresas transnacionais atuam nos territórios e como neste período de pandemia essas empresas aumentam a precariedade das trabalhadoras e as desigualdades de classe, racistas e patriarcais.

Contamos com o engajamento e a solidariedade de todas para que possamos cumprir com a nossa ação do mês de abril. Vamos nos mobilizar para a ação online do dia 24 de abril, das 12h às 13h. 

Lista de transmissão da MMM no WhatsApp para quem ainda não está: compartilhe o contato para quem ainda não está cadastrada: +55 11 94340-9562. Basta salvar o contato na agenda do celular e mandar um zap se identificando. 

RESISTIMOS PARA VIVER! MARCHAMOS PARA TRANSFORMAR!



PASSO A PASSO: 

Como usar a plataforma DISCORDAPP: https://discordapp.com/
1. Inserir o link na aba de endereços do servidor da internet e clicar em “Abrir o
Discord”
2. Inserir seu email e criar uma senha
3. Você receberá um email solicitando confirmação do site. Entre lá e confirme.
4. Comece criando um grupo (uma sala de conversa) clicando no ícone “+”
5. Clique em “Criar um servidor” e crie um nome para o grupo
6. Copie e compartilhe o link fornecido. Antes de fechar esta aba, marque a opção
“Fazer com que este link nunca expire”
7. Ative o seu microfone no ícone e permita que o aplicativo acesse o microfone.
8. Agora é aguardar as companheiras receberem o link e entrarem no grupo. Iniciem o
teste da plataforma 30 minutos antes do horário marcado para o encontro, garantido
que todas as companheiras consigam usar a tecnologia e testando os microfones.

Para criar uma videoconferência usando Jitsi Meet
1. Abra navegador e acesse: https://meet.jit.si/.
2. Dê um nome a sua sala de reuniões.
3. Compartilhe o link com as participantes.
Para usar no celular, é preciso baixar o aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário